Ultima atualização em 18 de Fevereiro de 2020 às 12:37

Professor da Ufopa publica livro “Amazônia(s): pequenas inflexões sobre grandes abacaxis”

O professor Rogério Almeida, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), publicou este mês de fevereiro o livro “Amazônia(s): pequenas inflexões sobre grandes abacaxis” pela editora paraense iGuana. A obra traz reflexões sobre conflitos fundiários na região do Bico do Papagaio, que abrange áreas do Sul do Pará, Norte do Tocantins e Oeste do Maranhão.

Com 242 páginas, o livro contém 53 artigos, divididos em cinco seções: Amazônia; Nas terras dos Carajás; Caso Dorothy; Comunicação em pauta; e Licenças nem tão poéticas. Parte dos artigos foram publicados no site da organização não governamental Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

São relatos, municiados com dados e inflexões acadêmicas, que foram produzidos na linha de frente da disputa pela terra na região no início dos anos 2000 e apresentam o cenário marcado pela violência física e simbólica do conflito entre camponeses, mineradoras e fazendeiros, bem como a representação midiática da disputa.

O livro está disponível para download aqui.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/897840c2ebd3e9f639b178a44e3debbe.jpg

18/02/2020