Ultima atualização em 12 de Novembro de 2019 às 18:30

Professor da Ufopa reúne-se com presidente da Comissão Internacional de Ozônio

No último dia 31 de outubro, o Prof. Dr. Lucas Vaz Peres, lotado no Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, foi recebido na Universidade Sorbonne, em Paris, França, pela Profa. Dra. Sophie Godin-Beekmann, diretora de Pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) e presidente da Comissão Internacional de Ozônio (IO3C – http://www.io3c.org/), para uma reunião cuja pauta foi "Medida da camada de ozônio sobre a região Amazônica".

De acordo com Sophie Godin-Beekmann, a região Amazônica é completamente desprovida de medidas referentes a quantidades de ozônio estratosférico, seja por equipamentos de solo ou por balão-sonda de ozônio, por isso são necessárias pesquisas científicas que investiguem seu comportamento sobre esta região, mesmo que utilizem apenas medidas de satélite, a fim de demonstrar, à comunidade científica, a importância de realizar estas medidas o mais breve possível, a partir de parcerias internacionais com a França e outros países, a fim de angariar recursos para a realização dessa importante tarefa.

Já Lucas Vaz Peres destaca a importância da localização estratégica da Ufopa – no coração da Amazônia – para que estas medidas sejam realizadas, e a formação de recursos humanos locais (alunos e professores) interessados em utilizar cientificamente os dados sobre camada de ozônio e radiação ultravioleta a serem obtidos, e sua influência em todo o ecossistema amazônico e modo de vida da população local.

12/11/2019

Prof. Lucas Vaz Peres e Profa. Sophie Godin-Beekmann.