Ultima atualização em 23 de Novembro de 2023 às 15:07

Professoras da Ufopa integram Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan

Órgão colegiado de decisão máxima do Iphan, conselho tem a atribuição de avaliar tombamentos e registros de bens como patrimônio cultural brasileiro.

Luciana Gonçalves de Carvalho e Bruna Cigaran da Rocha, docentes do Programa de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foram designadas, por meio da Portaria de Pessoal do Ministério da Cultura nº 1.187, de 14 de novembro de 2023, membros integrantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para questões relativas ao patrimônio material e imaterial brasileiro.

“Agora temos duas docentes da Ufopa no Conselho Consultivo do Iphan. Mais um reconhecimento para a nossa instituição”, afirma Luciana Gonçalves de Carvalho, que é representante da sociedade civil dentro do Conselho. Autora de publicações sobre patrimônio cultural imaterial, cultura popular, memória, trabalho e conhecimentos tradicionais em comunidades amazônicas, Luciana Carvalho é docente do curso de Antropologia, do mestrado em Ciências da Sociedade e do doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Ciências Ambientais).

Docente do curso de Arqueologia, Bruna Cigaran da Rocha também passa a integrar o órgão consultivo como suplente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). A arqueóloga participa do Grupo de Estudos em Ecologia Histórica e Política nas bacias dos rios Trombetas, Tapajós e Xingu e do Grupo de Pesquisa "Ecologia Histórica dos Neotrópicos" (Arqueotrop). Sua produção acadêmica discute temas envolvendo o patrimônio cultural e o impacto de grandes empreendimentos sobre ele, além do papel do licenciamento ambiental nestes contextos de conflito.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan é responsável pelo exame, apreciação e decisões relacionadas à proteção do patrimônio cultural brasileiro, tais como tombamento e rerratificação de tombamento de bens culturais de natureza material, registro e reavaliação de registro de bens culturais imateriais e autorização para a saída temporária do país de bens acautelados pela União, além de opinar sobre outras questões relevantes.

17/11/2023