Ultima atualização em 23 de Março de 2022 às 22:15

Proges realiza programação especial "Março das Mulheres"

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Universidade Federal do Oeste do Pará está promovendo a programação Março das Mulheres, ação organizada pela Coordenação de Inclusão e Diversidade (CIDI), vinculada à Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Proges. O objetivo do Março das Mulheres é evidenciar e valorizar o protagonismo de todas as mulheres santarenas dentro e fora do espaço acadêmico.

As atividades serão desenvolvidas a partir de três ações: gravação de podcasts, arrecadação de produtos para serem doados à Casa Rosa e sorteio de brindes a estudantes da Universidade.

Sobre a ação para a Casa Rosa

A arrecadação ocorre até o dia 31 de março na sala 151 da Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas/Proges, localizada no bloco Modular Tapajós (BMT2), na Unidade Tapajós da Ufopa, no horário de 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

• Sugestões de itens para a arrecadação e composição dos kits: sabonete íntimo, sabonete (líquido e/ou barra), creme dental, escova de dente, absorvente, lenço umedecido íntimo, xampu, perfume, hidratante, cotonete, fio dental, desodorante para axilas, protetor solar, leite de rosas, toalha de banho, toalha de rosto.

O sorteio de brindes a estudantes da Ufopa ocorrerá no dia 5 de abril de 2022 no Restaurante Universitário (RU) da Ufopa, das 11h às 14h.

Sobre os podcasts

Na ação de gravação de podcasts com estudantes da Ufopa no Março das Mulheres, a primeira convidada é a estudante Dayana Mara de Sousa Costa, do curso de Letras da Ufopa. Ela é mulher, mãe, indígena, artesã, doceira, tacacazeira e pertencente ao cacicado da Sapú Borari, a raiz Borari. Neste podcast, que é o 6º na ordem das produções de ações afirmativas, ela fala um pouco de sua vivência e atuação na universidade.

A convidada para o seu 7º podcast, segundo do projeto Março das Mulheres, é a estudante com deficiência visual, do curso de Direito da Ufopa, Ingrid Ohandra Bentes Costa — mulher, mãe de autista, dona de casa, musicista e remanescente do quilombo do Murumuru. Neste podcast ela fala um pouco de sua vivência e atuação na universidade.

Também é convidada para a série de podcasts a egressa da Ufopa Andréa Lima Pereira, agrônoma, mulher, mãe e remanescente do quilombo do Murumuru. Neste podcast, o 8º da sequência, ela fala um pouco de sua vivência e atuação na universidade.

Para acessar todos os podcasts produzidos no âmbito do projeto, clique nos links:

Mais informações: cidi.proges@ufopa.edu.br, dpeaa.proges@ufopa.edu.br

Comunicação/Ufopa, com informações da Proges