Ultima atualização em 6 de Março de 2023 às 16:07

Programa de Sensibilização Ambiental lança campanha de uso sustentável da energia elétrica

Criado pela Sinfra, o programa prevê mais duas grandes campanhas ao longo do ano

Todos pela Sustentabilidade. Com este mote, o Programa de Sensibilização da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) pretende mobilizar servidores (docentes e técnicos) e alunos para promover junto à comunidade interna, e também externa, reflexões sobre práticas mais sustentáveis que possam contribuir para “hábitos ecologicamente corretos” de quem trabalha ou estuda na universidade, e também de quem a visita.

O lançamento oficial da primeira campanha ocorre neste dia 6 de março, e as ações seguem até o dia 28 de abril. Durante esse período serão desenvolvidas atividades de “repasse de informações sobre as temáticas a serem desenvolvidas e as ações”, informou o diretor de Gestão Ambiental da Sinfra, Glemison Gomes. O programa prevê, pelo menos, três grandes campanhas ao longo de 2023. Neste primeiro semestre está sendo lançada, na sede em Santarém e também nos campi regionais, a campanha de redução do consumo de energia elétrica.

“Com o aumento significativo do consumo de energia atual, causado pelo crescimento da Ufopa nos últimos anos, é necessário conscientizar os usuários sobre boas práticas para redução desse consumo excessivo, com pequenas ações no dia a dia que impactarão na redução de custos com este fornecimento, possibilitando maiores investimentos em outras atividades da Universidade”, explicou Gomes.

Atividades multicampi – Serão realizadas também ações nos campi regionais da Ufopa. Equipes da Sinfra realizarão atividades de sensibilização e palestras junto a servidores e alunos nos meses de março e abril. No dia 8 de março ocorrerá palestra no Campus Itaituba; no dia 14 de março, no Campus Oriximiná, no dia 15 de março, no Campus Juruti, onde os participantes poderão fazer uma visita exploratório aos sistemas fotovoltaicos; no dia 21 de março a palestra será no Campus Alenquer; no dia 29 de março, no Campus Óbidos; e no dia 31 de março, no Campus Monte Alegre.

O público prioritário dessas ações serão os servidores, colaboradores e discentes. Serão repassadas informações relevantes acerca da importância de reduzir o consumo de energia; o impacto do alto consumo de energia no orçamento da Universidade; dados do consumo dos últimos 12 meses nos campi; proposta de incentivo orçamentário de 10 mil reais para o campus que alcançar o melhor resultado de redução do consumo de energia elétrica nos próximos 12 meses, e 5 mil reais para o segundo colocado em serviços de infraestrutura, na sede da unidade vencedora.

Na época da instalação de painéis solares nos campi de Itaituba, Juruti e Alenquer, o então presidente do Fórum dos Diretores dos Campi, Luamim Tapajós, que também era diretor do Campus Itaituba, afirmou: “Nós acreditamos que esta não só é uma conquista multicampi, mas uma conquista de toda a Ufopa, porque esse é um projeto institucional, ou seja, os esforços em cada um desses municípios vão ajudar toda a universidade. Por exemplo, o excedente de energia produzido em Itaituba poderá ser remanejado para a conta de luz da sede da Ufopa, em Santarém, que é uma só”.

Para a atual diretora do Campus Alenquer, Profa. Jorgiene Oliveira, a instalação de placas solares é um importante fator de economia e sustentabilidade, que, além de reduzir a conta de luz, produz energia limpa. “Dessa forma, a universidade acaba sendo um exemplo, para a sociedade, de que precisamos cuidar do nosso ambiente. Além da função de educação por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, podemos educar pelo exemplo”, afirmou.

De acordo com levantamento feito pela Sinfra, nos sete campi são gastos anualmente cerca de R$ 3,5 milhões de reais com contas de energia elétrica. Para Gomes, com “boas práticas” é possível reduzir o valor entre 5% e 10%. “Com isso, teremos condições de investir em outras áreas, como, por exemplo, pesquisa, ensino e extensão”, explicou.

Entre essas boas práticas citadas por Gomes está o Projeto BikeCel, que será lançado em breve. Durante o mês de abril (de 1º a 28), o modelo será divulgado na sede em Santarém. A BikeCel gerará energia a partir de um modelo adaptado. Também ocorrerão na sede palestras e visitas exploratórias aos sistemas fotovoltaicos. A campanha prevê o acompanhamento das atividades, a cada seis meses, por meio do levantamento de indicadores de consumo de energia elétrica.

Comunicação/Ufopa, com informações da Sinfra
03/03/2023

Unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém. Foto: Divulgação.