Ultima atualização em 19 de Julho de 2019 às 10:30

Programa Pibic 2019-2020: inscrições para bolsas prorrogadas até 25 de julho

Foram prorrogadas até dia 25 de julho as inscrições de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic) da Ufopa. O programa tem por objetivo qualificar o ensino de graduação na Ufopa por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a graduandos sob orientação de docentes vinculados à Instituição, para o desenvolvimento de atividades voltadas ao desenvolvimento científico e ao desenvolvimento tecnológico e inovação.

O Pibic 2019-2020 engloba três subprogramas: o de iniciação científica (Pibic), o de iniciação científica nas ações afirmativas (Pibic-AF) e o desenvolvimento tecnológico e inovação (Pibiti). No total, estão sendo ofertadas 64 bolsas, cada uma no valor de R$400,00 mensais. Cada subprograma possui modalidades distintas de bolsas, de acordo com a agência de fomento:

• Subprograma Pibic: bolsas Pibic/Ufopa, Pibic/Campi e Pibic/CNPq;
  • Subprograma Pibic-AF: bolsas Pibic-AF/Ufopa, Pibic-AF/CNPq, bolsas Pibic-AF/Indígena e Pibic-AF/Quilombola;
  • Subprograma Pibiti: bolsas Pibiti/Ufopa e Pibiti/CNPq.

O subprograma Pibic-AF é dirigido aos alunos que ingressaram na Ufopa por meio de ações afirmativas (quotas ou processos seletivos especiais) ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Já os subprogramas Pibic-AF/Indígena e Pibic-AF/Quilombola são destinados exclusivamente aos estudantes indígenas e quilombolas.

Inscrições – O período para submissão de propostas está aberto e vai até dia 25 de julho de 2019. As inscrições deverão ser realizadas através do Sistema Acadêmico de Apoio à Pesquisa e Extensão (Saape), no endereço www.ufopa.edu.br/saape. Cada docente poderá submeter no máximo uma proposta, optando em qual subprograma gostaria de concorrer.

Requisitos – Para concorrer, os alunos deverão estar matriculados regularmente em cursos de graduação da Ufopa e cursando sua primeira graduação durante toda a vigência da bolsa. Devem ter disponibilidade mínima de 20 horas semanais para dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Além disso, não podem ter vínculo empregatício. Há outras condições previstas para os estudantes no edital. Há também requisitos para os docentes que desejem se candidatar como orientadores.

Pivic – O edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) também institui o Programa Institucional de Voluntariado à Iniciação Científica (Pivic), destinado aos estudantes que desenvolvem planos de trabalho nos projetos de pesquisa de seus orientadores, mas que, por restrições orçamentárias, não se configuram como discentes que participam de um processo de iniciação científica. O Pivic objetiva preencher esta lacuna, assegurando certificação aos discentes que desenvolvem planos de trabalho no âmbito dos projetos de pesquisa cadastrados na Proppit.

Confira o edital do Pibic 2019-2020.

Mais informações no site da Proppit.

15/7/2019, atualizado em 19/7/2019.