Ultima atualização em 4 de Junho de 2020 às 12:23

Projeto com parceria da Ufopa apoiará população LGBTI+ durante a pandemia

O projeto "Movimento LGBTI+ é Vida no Baixo Amazonas” irá fornecer apoio a pessoas LGBTI+ da cidade de Santarém em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, por meio da entrega de cestas básicas e máscaras de tecido. O projeto é do Grupo Homossexual Santarém (GHS), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa.

"É muito importante atingirmos essa população mais vulnerabilizada em tempos de pandemia", afirma o presidente do GHS, Moisés Coelho.

Os interessados deverão efetuar o cadastro para o recebimento do material por meio de formulário on-line, em prazo contínuo, até o fim das restrições sociais demandadas pela pandemia em Santarém. A equipe do projeto fará a análise dos perfis cadastrados e fornecerá o material de acordo com a demanda e a situação de vulnerabilidade. A meta é entregar aproximadamente 100 cestas básicas e máscaras caseiras.

De acordo com o professor Rui Harayama, do Isco, "o cadastro conta com perguntas sobre a situação doméstica e percepção da saúde dessa população. Quem for realizar o cadastro pode ficar tranquilo e tranquila, as informações não serão divulgadas". No formulário também há um campo para envio do currículo, caso a pessoa esteja desempregada. Segundo o professor, os currículos serão encaminhados a possíveis empresas contratantes.

Os pesquisadores do Isco auxiliaram com a assessoria técnica na produção do formulário e na definição dos critérios de vulnerabilidade. As alunas Sabrina Oliveira e Lais Oliveira realizaram uma pesquisa voltada a esse público, "Percepções e vivências em saúde da população travestis e transexual no município de Santarém – PA", e explicam a importância dessas ações: "Descobrimos que a população LGBTI+ é a mais vulnerável porque tem dificuldade de acesso a direitos básicos e não se sente confortável em procurar serviços básicos".

Para efetuar o cadastro, preencha o formulário on-line AQUI.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/01c9f3d81f928f238f908c4a44167e85.jpeg

2/6/2020