Ultima atualização em 7 de Julho de 2020 às 12:38

Projeto da Ufopa cria guia para uso de podcasts no ensino de História

Em meio à necessidade, cada vez mais urgente, de repensar novas formas de se comunicar, um projeto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) busca fomentar a aprendizagem por meio de tecnologias digitais e da busca qualificada de informações na Internet. O projeto de ensino “E-learning e formação docente em História” lança este mês o Guia de Tecnologias Digitais e Ensino de História – Podcasts de História para auxiliar estudantes a se apropriar dessas ferramentas.

O guia apresenta uma relação de podcasts que podem ser usados como recurso didático no ensino de História. Além de enriquecer a formação docente do estudante de licenciatura em História, visa a orientar a pesquisa dos discentes na internet. O material foi produzido pelo professor Douglas Mota Xavier de Lima e pela aluna Rosiângela Campos Picanço, ambos do Instituto de Ciências da Educação (Iced), no âmbito do Programa de Bolsas de Ensino (PROENSINO).

“Compreende-se que há um claro aspecto positivo nas informações disponíveis na Internet, porém há também aspectos negativos, expressos, por exemplo, na veiculação de conteúdos inverídicos que carregam uma aparência de verdade. Mostra-se, assim, imprescindível saber se conduzir nesse emaranhado de informações escritas, visuais e auditivas”, explica o professor Douglas Xavier.

Diante do vasto conteúdo on-line relacionado à área de História, o projeto busca mapear, sistematizar e divulgar materiais acessíveis e que tenham finalidade didática, como sites, vídeos, podcasts, entre outros, e que possam facilitar os alunos no acompanhamento das disciplinas acadêmicas e na formação docente.

O Guia de Tecnologias Digitais e Ensino de História – Podcasts de História está disponível para download gratuito AQUI.

07/07/2020