Ultima atualização em 27 de Fevereiro de 2024 às 13:58

Projeto de extensão da Ufopa lança livro sobre destruição da Amazônia

Obra será lançada nos dias 1º e 7 de março em Marabá e Santarém.

O livro “A Destruição da Amazônia pela besta fera do capital e outros cordéis”, do dirigente sindical e ambientalista Francisco Valter Pinheiro Gomes, o Ceará do Pará, será lançado nos dias 1º e 7 de março em Marabá e Santarém, respectivamente. A obra é resultado do projeto de extensão “Luta pela terra na Amazônia”, coordenado pelo professor Rogério Almeida, do curso de Gestão Pública, da Ufopa.

Em Marabá o lançamento será no dia 1º de março, a partir das 14h, no Hall Central do Prédio da Reitoria, Unidade/Campus 3, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Em Santarém, o evento acontecerá dia 7 de março, a partir das 19h, no espaço cultural Quintal Sapucaia, na Av. São Sebastião, nº 1233 (entre 7 de Setembro e Morais Sarmento), onde o lançamento do livro fará parte de evento coletivo denominado de Puxirum de Ideias, que contará com lançamentos de obras de professores da Ufopa.

O livro de Ceará do Pará teve a contribuição das extensionistas Glenda Flávia Guimarães Cunha, Luana Vitória de Sousa Brito, Bianca Emanuelle Bezerra da Silva e Yasmin de Souza Corrêa, e para a produção o projeto estabeleceu diálogo com o escritor, educadores da Faculdade de Educação do Campo da Unifesspa, em particular com o professor Haroldo de Souza, com o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Marabá.

Na jornada, os professores e pesquisadores Airton Pereira (Universidade do Estado do Pará – Uepa) e Fabíola Pinheiro, doutoranda da Universidade Federal de Rondônia (Unir), colaboraram em debates sobre as disputas territoriais no Sudeste paraense e sobre escrita científica. O artista Rildo Brasil, de Marabá, assina a capa e outras ilustrações do livro, assim como Thulla Christina.

A obra reúne quatro livretos de cordel produzidos pelo escritor desde os anos iniciais da década de 2000. No conjunto do livro, Ceará registra as formas de resistência dos seus iguais, a exemplo do cordel que recupera a ação direta dos camponeses no início da década de 2000.

O livro tem 164 páginas e está disponível gratuitamente em formato PDF aqui.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/be966235473f52220c08178566eccaca.jpg

Comunicação/Ufopa, com informações do curso de Gestão Pública da Ufopa