Ultima atualização em 21 de Julho de 2021 às 11:59

Projeto de extensão em Química produz vídeo educativo sobre nutrientes dos alimentos e importância para a saúde

Os nutrientes são compostos químicos importantes e necessários ao organismo humano e estão presentes nos alimentos. O assunto foi estudado a partir do projeto de extensão Átomos e moléculas sobre a mesa, a química dos alimentos, coordenado pelo professor Carlos Sérgio Ferreira, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará. O trabalho resultou em um vídeo educativo que está sendo divulgado à comunidade em geral.

Segundo o coordenador, o objetivo do projeto foi de fomentar o ensino da química através da difusão das informações químicas associadas aos nutrientes dos alimentos, apresentando uma contextualização da química na ação cotidiana da alimentação.

Com a proposta de difundir informações de origem nutricional do ponto de vista da Química, o projeto de extensão, na primeira etapa, proporcionou capacitação a estudantes sobre o tema. Participaram cinco discentes de Química da Ufopa e uma de Nutrição da Universidade da Amazônia (Unama).

Em um segundo momento, houve o desenvolvimento de trabalhos sobre os nutrientes, a partir de subtópicos, dos alimentos que seriam expostos na forma de painéis na etapa final do projeto. Devido à pandemia, foi necessária uma adaptação que gerou a produção em audiovisual.

Conteúdo do vídeo educativo

O filme mostra que o caminho da alimentação adequada pode ser utilizado como um caminho para a saúde plena. “Enfatiza que a maioria das pessoas conhecem pouco dos nutrientes, apesar de conhecermos a fonte dos nutrientes, os alimentos. Chama a atenção da importância dos vários nutrientes, mostrando as principais doenças associadas à carência/excessos desses nutrientes”, destacou professor Carlos Sérgio Ferreira.

O conteúdo apresenta os trabalhos que descrevem os nutrientes pela visão química: energia e dietas, carboidratos, proteínas, lipídios/gorduras, vitaminas e minerais.

Em pouco mais de 34 minutos, o vídeo aborda a importância dos nutrientes do ponto de vista da ciência e oferece um conhecimento necessário ao futuro professor de Química ou qualquer outra pessoa que simplesmente queira fazer do alimento a fonte de sua saúde.

Assista ao vídeo educativo (AQUI).

Importância de conhecer os nutrientes

Os nutrientes são os compostos químicos importantes e necessários ao organismo humano. O corpo é constituído e moldado por esses compostos. “Todo dia ingerimos os mais variados nutrientes através dos alimentos, porém não enxergamos ou conhecemos. A falta ou o excesso de algum desses compostos pode ocasionar doenças”, disse professor Sérgio, destacando que conhecer e administrar corretamente os nutrientes dos alimentos possibilita o caminho da saúde plena.

Ele ressaltou que apenas conhecer os alimentos, sem saber qual a quantidade e tipos de nutrientes presentes são ingeridos diariamente, não significa que se tem uma dieta saudável (alimentação que mantém ou melhora a saúde). “Somente teremos uma dieta saudável se ingerirmos em quantidades adequadas os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), os micronutrientes (vitaminas, minerais, colesterol), além dos fluidos (água)”, completou.

21/07/2021