Ultima atualização em 4 de Novembro de 2021 às 16:36

Projeto de pesquisa e extensão avalia saúde oral de alunos indígenas da Ufopa

Uma parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) desenvolve o Projeto Ewreko (palavra indígena que significa "sorrir") com o objetivo de avaliar as condições da saúde oral de acadêmicos indígenas da Ufopa.

Aprovado pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, o projeto é desenvolvido pela professora Nicole Vinagre (Uepa/Iespes) e orientado pelos professores Heloísa Meneses (Ufopa) e Regis Andriolo (Uepa).

Os alunos indígenas interessados em participar do projeto devem entrar em contato pelos telefones (93) 98120-3989 e (93) 99125-1302 para agendamento. A quem participa do projeto é oferecido atendimento odontológico com procedimentos gratuitos básicos: raspagem, profilaxia, aplicação de flúor, restaurações, canal e cirurgia oral menor.

Os voluntários são encaminhados ao atendimento no curso de graduação de Odontologia do Iespes. As consultas são realizadas de manhã e à noite; começaram em agosto deste ano e prosseguirão até maio de 2022.

O projeto inclui verificação clínica, também com agendamento prévio. Durante o exame clínico, é coletada saliva para avaliar a presença de microrganismos patogênicos por meio de biologia molecular. A análise é feita no Laboratório de Epidemiologia Molecular (LEpiMol) da Ufopa.

A partir deste resultado, pretende-se entender a epidemiologia de doenças bucais presentes em indígenas residentes na área urbana de Santarém. Este projeto visa a contribuir com a melhora e manutenção da saúde oral e, consequentemente, com o sorriso indígena.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/4376826879d9d600d942096147815e66.jpeg

04/11/2021