Ultima atualização em 21 de Fevereiro de 2024 às 15:37

Projeto Iurupari apresenta “A lendária lâmpada de Agabá”

Haverá duas sessões na sexta-feira, 23, no Auditório Wilson Fonseca da Ufopa

O projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa apresentará o espetáculo infantil “A lendária lâmpada de Agabá” nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, em duas sessões no período da tarde, no Auditório Wilson Fonseca da Ufopa, localizado na Unidade Rondon/Campus Santarém. A primeira sessão acontecerá às 15h e terá público específico: pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista Mileo, ambos da cidade de Santarém, que virão prestigiar o espetáculo e serão transportados por ônibus fornecido pela Ufopa. A segunda sessão se iniciará às 17h e será aberta à comunidade em geral. A entrada é gratuita.

“O espetáculo é produção do Núcleo de Crianças e Adolescentes do ano de 2023. As apresentações têm por objetivo alcançar públicos diversos, bem como trazer para dentro da universidade pessoas da comunidade em geral para instigar o interesse pelo teatro”, afirmou o Prof. Leandro Cazula, responsável pelo projeto.

Sobre o espetáculo – O Núcleo de Crianças e Adolescentes do Iurupari começou a montagem do espetáculo “A lendária lâmpada de Agabá” em agosto de 2023, que é uma adaptação livre da obra “O grande Rei”, do autor Francisco Malaquias Teixeira dos Santos. O espetáculo conta a breve história de um menino que deseja ser adulto por achar sua vida de criança cansativa. Ao ter seu pedido atendido pelo gênio Salabim, da cidade de Agabá, Nito embarca em uma viagem ao passado para salvar as crianças de um rei que roubou delas sua infância, destinando todas a servi-lo sem questionar nada. Ao ser confrontado, o grande rei tenta recuperar a lâmpada e destruí-la para manter seus privilégios, mas Nito, com ajuda de um amigo, Lito, uma das crianças que ficou adulta, acaba tendo a sorte ou o azar de perder a lâmpada nas mãos de um caixeiro viajante chamado Sales, que troca as lâmpadas quando Nito e Lito são capturados pelo grande rei. O desvendar dessa contenda se faz por meio dos últimos pedidos que restam para Nito. O rei pede a morte do gênio, mas Nito acaba ficando com a lâmpada verdadeira e seus pedidos finais libertam a todos.

A montagem cênica foi feita a partir de jogos teatrais e dramatúrgicos que envolveram cantigas de roda, brincadeiras infantis e a disposição das próprias crianças e adolescentes em executar o processo teatral, o que resultou na proposta do espetáculo.

A direção do espetáculo é de Karina Vasconcelos, o elenco é composto pelos atores Adel Pimentel, Eduardo Rodrigues, Luísa do Mar Ferreira, Mariana Marques, Pietra Sousa e Eron Cássio Pacheco. O gênero da proposta é infantil, com duração de aproximadamente 50 minutos e a classificação é livre.

Sobre o Núcleo de Crianças e Adolescentes – O Núcleo de Crianças e Adolescentes do projeto Iurupari tem como objetivo introduzir a experimentação do teatro a criança e adolescentes de 10 a 15 anos. Com o intuito de apresentar a formação da arte da representação aos participantes, apresenta-se o teatro para compreender as suas distintas atuações sociais, que potencializam a leitura e visualização dos comportamentos corporais, vocais e intelectuais. O núcleo, em 2023, iniciou-se em abril com o desenvolvimento de atividades integrativas e interativas, potencializando a atuação do corpo, da voz e das expressividades. Foram utilizados textos formativos, jogos teatrais e dramáticos, brincadeiras infantis, explorando o universo imaginário dos participantes para a representação.

Sobre o projeto – O projeto Iurupari – Grupo de Teatro é desenvolvido na Ufopa desde março de 2015 e formou um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico para o exercício do fazer teatral entre si e que concretiza apresentações teatrais. Efetivou-se um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, que se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral. Os núcleos formativos do projeto ocorrem aos sábados no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon/Campus Santarém da Ufopa. A proposta tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Serviço: Espetáculo “A lendária lâmpada de Agabá”

• Data: 23 de fevereiro de 2024 (sexta-feira)

• Local: Auditório Wilson Fonseca da Ufopa, Unidade Rondon/Campus Santarém – Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro Caranazal (próximo ao Paraíso Shopping)

• Horário: primeira sessão 15h (público convidado); segunda sessão 17h (aberta ao público em geral)