Ultima atualização em 14 de Janeiro de 2022 às 00:54

Projeto Maniva Tapajós entrega mudas a produtores rurais

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, na Unidade Tapajós/Campus Santarém, o 3º Encontro de Entrega de Manivas-Semente para Produtores Rurais da Região Oeste do Pará. Foram entregues 50 mil mudas de manivas-semente de mandioca a produtores de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra que fazem parte do projeto Maniva Tapajós, desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP). Em respeito às regras de biossegurança da Ufopa, o evento foi fechado, com limitação de público.

“A entrega das mudas faz parte de ações de fomento à cadeia produtiva da mandioca, com suporte de pesquisa, extensão e desenvolvimento, alavancando a cultura da mandioca na região”, afirmou a professora Eliandra Sia, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). A partir do recebimento das mudas, os produtores iniciarão a plantação e todo o processo será acompanhado de perto pela equipe do programa Maniva Tapajós.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/6099ca2240cd2ea677c664c32871f103.jpg
Coordenadora do projeto, Profa. Eliandra Sia (centro); Profa. Iolanda Reis;
diretora do Ibef, Profa. Alanna Lima (à direita); Rosemary Fonseca, Prefeitura de Santarém GGI (esquerda).
Foto: Acervo do projeto, 15/12/2021.

Nesta quinta-feira, 16, será efetuado o envio das mudas aos produtores. Também ocorrerá o plantio de mudas do projeto Maniva Tapajós na Fazenda Experimental da Ufopa. O processo é acompanhado de perto pelos coordenadores e bolsistas do projeto.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/ac965b8e203c2fe0ce4a3f2a746bb2c6.jpg
Bolsistas do projeto (da esqueda para a direita): Ellen Sousa (Biotecnologia), Rafael Almeida (Biotecnologia), Jardson Rocha (Agronomia), Leandro Silva (Biotecnologia), Letícia Suany (Ciências Agrárias), Angel Camurça (Agronomia) acompanhados das professoras Eliandra Sia e Allana Sousa. Foto: Acervo do projeto, 15/12/2021.

Comunicação/Ufopa, com informações do Projeto Maniva Tapajós

15/12/2021

Mudas de manivas-semente da mandioca. Foto: Acervo do projeto.