Ultima atualização em 25 de Setembro de 2023 às 16:40

Projetos integrados sobre clima são apresentados no Congresso Nacional de Meio Ambiente

Os projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão “Cuidadores do Ar” e “Mudanças Climáticas e Comunidades”, ambos executados pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foram apresentados na última quinta-feira, 21 de setembro de 2023, pela professora doutora Ana Carla Gomes, do curso de Ciências Atmosféricas, no 20° Congresso Nacional de Meio Ambiente, realizado em Poços de Caldas, Minas Gerais.

As duas ações foram expostas no painel “Etnoclimatologia das mudanças climáticas, adaptação e resiliência: Aspectos das populações negligenciadas” pela docente, que destacou como os projetos integrados são executados na Amazônia. “Estes projetos integram a educação superior e a educação básica, por meio da parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), e possuem o objetivo de compreender os impactos das mudanças climáticas em nossa região, através da coleta de dados ambientais e atmosféricos e da metodologia da percepção ambiental”, explica a professora do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

O painel contou ainda com a participação dos professores Paulo Sérgio Lucio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Baltasar Fernandes Garcia Filho, da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec); e Júlio Barbosa Chiquetto, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Com o tema "O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão", a vigésima edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas ocorreu de 19 a 22 de setembro de 2023.

25/09/2023