Ultima atualização em 13 de Setembro de 2023 às 16:59

Proplan apresenta experiência em Fórum nacional

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) apresentou, durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), em Cuiabá (MT), ocorrido no dia 1º de agosto, trabalho que vem sendo desenvolvido na Diretoria de Planejamento (Diplan) no que se refere às "boas práticas em bases de dados para o acompanhamento orçamentário na Ufopa".

“Esse trabalho começou a ser desenvolvido a fim de otimizar o orçamento recebido e a execução orçamentária. Para este fim, busca melhorar o acompanhamento orçamentário das Unidades Gestoras de Recursos, melhorar os controles dos processos de acompanhamento orçamentário e proporcionar maior transparência nas informações orçamentárias para os diversos usuários, através do Painel Orçamentário. Além disso, objetiva aperfeiçoar a gestão orçamentária dos contratos institucionais e Ações de Apoio Estudantil”, informou Renata Lisboa (Diplan).

Nessa apresentação foi detalhado o histórico de desenvolvimento dos mecanismos de acompanhamento orçamentário, chegando-se à vinculação integral do planejamento com a liquidação, em nível de ações. “Esse ferramental permite à Administração Superior tomar decisões de remanejamento orçamentário com informações confiáveis e prontamente disponíveis, colaborando de maneira decisiva para a eficiência na aplicação dos recursos. Ainda se demonstrou que a Diretoria de Planejamento foca na melhoria contínua de seus processos, visando à qualificação destes e otimização do orçamento da Ufopa, alinhados às estratégias institucionais”, finalizou Lisboa.

"As Universidades da região Norte, por meio da coordenação regional do Forplad, demonstraram interesse no trabalho desenvolvido, visto o nível de excelência atingido em acompanhamento orçamentário na instituição. Para tal, foi proposta uma parceria entre a Ufopa e as demais Ifes, através de um projeto de disseminação das metodologias desenvolvidas na Ufopa", informou o vice-coordenador da regional Norte do Florplad e pró-reitor da Proplan, Cauan Araújo.

Comunicação/Ufopa, com informações da Diplan
03/08/2023

Equipe de pró-reitores e técnicos de planejamento durante Forplad 2023. Foto: Divulgação.