Ultima atualização em 9 de Maio de 2023 às 15:15

PSR 2023: Habilitação dos aprovados em 1ª chamada ocorrerá em junho

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou o edital nº 32/2023-CPPS/Ufopa, de 5 de maio de 2023, referente à habilitação ao vínculo institucional dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Regular Unificado 2023, que ocorrerá durante o mês de junho, de forma presencial, em Santarém e demais campi regionais. O candidato deverá apresentar seus documentos para habilitação institucional no campus do curso no qual obteve classificação, ficando vedado se habilitar em campus diverso.

Os documentos, originais e cópias, necessários à comprovação das informações prestadas no ato da inscrição deverão ser apresentados, de forma presencial, pelos candidatos classificados à equipe de habilitação da Ufopa nos locais, datas e horários definidos no anexo I do edital. As dúvidas sobre a documentação deverão ser encaminhadas para o e-mail psr@ufopa.edu.br.

No Campus Santarém, a habilitação será realizada no Auditório da Unidade Tapajós, situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé, pela manhã, das 9 às 12 horas, da seguinte forma:

• De 12 a 16 de junho: Habilitação dos candidatos aprovados nos cursos ofertados pelas unidades acadêmicas: Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef).

• De 19 a 23 de junho: Habilitação dos candidatos aprovados nos cursos ofertados pelas unidades acadêmicas: Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII).

Nos demais campi regionais (Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Juruti, Óbidos e Oriximiná) a habilitação dos candidatos convocados em 1º chamada também ocorrerá em dois períodos, 12 a 16 e 19 a 23 de junho, de acordo com ordem alfabética, nos turnos da manhã (8h30 às 11h) e da tarde (14h30 às 17h), conforme descrito no anexo I do edital. Confira os endereços dos campi fora da sede:

• Campus Alenquer: Travessa Beatriz do Valle, bairro Independência;

• Campus Itaituba: Rua Universitária, bairro Maria Madalena;

• Campus Monte Alegre: Travessa Major Francisco Mariano, bairro Cidade Alta;

• Campus Juruti: Rua Vereador José de Sousa Andrade, nº 98, bairro São Marcos;

• Campus Óbidos: Avenida Prefeito Nelson Souza, bairro Perpétuo Socorro;

• Campus Oriximiná: Rodovia PA 254, nº 257, bairro Santíssimo.

Confira a relação dos documentos obrigatórios para todos os candidatos convocados:

• Cadastro de Pessoa Física (CPF);

• Cédula de Identidade, frente e verso (RG);

• Título de Eleitor, frente e verso, e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), http://www.tse.jus.br, para candidatos aprovados maiores de 18 anos;

• Certificado de Alistamento Militar ou documento de reservista ou de dispensa ou de que está na ativa, frente e verso, para candidatos aprovados do sexo masculino, de 18 a 45 anos;

• Histórico Escolar do Ensino Médio, frente e verso;

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico Integrado ao Médio, frente e verso. Caso o candidato não tenha recebido o certificado ou o diploma, será aceito atestado/declaração de conclusão do ensino médio com data recente, de acordo com o prazo de validade estabelecido pela instituição de origem;

• Comprovante de residência atualizado (mesmo endereço do cadastro acadêmico).

Além dos comprovantes obrigatórios a todos os classificados, o candidato cotista também deverá apresentar documentos específicos de comprovação referente ao grupo de cotas ao qual se inscreveu. A relação completa de todos os documentos necessários está detalhada no edital.

Recursos – O candidato que tiver sua habilitação indeferida poderá recorrer no prazo de dois dias (28 e 29 de junho), via e-mail habilita@ufopa.edu.br, contados a partir da data da publicação do edital preliminar do resultado da habilitação, previsto para o dia 27. O recurso constitui instrumento para solicitação justificada de revisão de resultado do processo de seleção, sendo possível a entrega de documentos complementares. De acordo com o edital, não serão aceitos recursos com a finalidade de entrega de documentos daqueles que não finalizaram ou não entregaram nenhum documento no ato da habilitação.

Manifestação de interesse – O candidato não selecionado na primeira chamada deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse para a próxima chamada, no período de 8 a 31 de maio na página https://www.ufopa.edu.br/psr2023/. A manifestação de interesse não garante ao candidato vaga na Ufopa, mas, se ele deixar de fazer a confirmação no prazo estipulado, perderá o direito de concorrer às vagas remanescentes.

Início das aulas – O início das aulas está previsto para 7 de agosto de 2023.

Cronograma:

• 05/05/2023: Publicação do edital de habilitação da 1ª convocação do PSR/Ufopa 2023

• 08 a 31/05: Manifestação de interesse para a segunda chamada

• 27/06/2023: Publicação do edital com o resultado preliminar da habilitação

• 28/6 e 29/6/2023: Recurso da habilitação

• 04/07/2023: Publicação do edital com o resultado final da 1ª convocação

• 07/08/2023: Início das aulas (2023.1)

Matérias relacionadas:

08/05/2023