Ultima atualização em 7 de Fevereiro de 2024 às 09:33

Puxirum de Saberes: Submissão de trabalhos até 1º de março

Inscrições para participação em palestras e minicursos vão até o dia 15 de março.

O IV Seminário de Pesquisa da Floresta Nacional do Tapajós e o II Seminário de Pesquisa da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, denominado “Puxirum de Saberes”, tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências e a divulgação de pesquisas entre a comunidade científica, diferentes atores sociais atuantes no território e os moradores das duas unidades de conservação. O evento ocorrerá no período de 22 a 26 de abril de 2024 na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Unidade Tapajós, Campus Santarém.

O nome do evento, “Puxirum de Saberes”, faz alusão a uma prática muito comum e tradicional para os territórios envolvidos. O termo “puxirum” significa ajuda mútua, sendo este um costume transmitido por sucessivas gerações, através do qual o interessado convida seus pares para uma atividade laboral e, quando futuramente também for convidado, restitui o dia para o outro.

A iniciativa tem como público-alvo pesquisadores, técnicos de extensão rural, membros de organizações sociais, estudantes do ensino fundamental, médio e superior, educadores da rede pública, professores universitários, moradores tradicionais do território, populações indígenas e sociedade civil.

A submissão de trabalhos deverá ser feita até o dia 1º de março, através do e-mail seminárioresexflona2023@gmail.com.

Já as inscrições para participação em palestras e minicursos vão até o dia 15 de março diretamente no site do evento.

Organização: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Embrapa, Emater-PA, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Rede Amazônia Sustentável (RAS).

06/02/2024