Ultima atualização em 25 de Setembro de 2023 às 08:21

Reitora da Ufopa participa de encontro de reitores com o Papa Francisco

A Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Xavier, participou nos dias 20 e 21, em Roma – Itália, do evento “Organizando a Esperança”, promovido pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC) em colaboração com a Pontifícia Comissão para a América Latina do Estado do Vaticano (PCAL) e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Na quinta-feira, 21, os reitores se encontraram com o Papa Francisco. Participaram do evento mais de 100 reitores de universidades da América Latina e do Caribe.

Momentos do encontro de reitores de universidades da América Latina e Caribe no Vaticano, 20/09/2023.
À direita, cálice feito de ouriço de castanheira-do-pará, presente da Ufopa ao papa.
Fotos: Divulgação.

“O evento visa a construir um documento conjunto dessas universidades na busca de ações concretas ao enfrentamento da crise ambiental, econômica, social e cultural. Participei da elaboração da proposta do tema 'Crise ambiental, câmbio climático, água e biodiversidade'. É importante observar como nossos países possuem problemas similares e que ainda há muito desconhecimento sobre o diagnóstico dos impactos dessas crises na população”, disse a reitora Aldenize Xavier.

Ao ser recebida pelo Papa Francisco, a reitora da Ufopa presentou-o com um cálice feito de ouriço de castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa) feito por mulheres artesãs do espaço de artesanato Família Maciel da aldeia Ipaupixuna do povo Munduruku. A reitora também levou consigo ao encontro uma bandeira da Ufopa, a qual foi abençoada pelo papa.

Aldenize Xavier entrega presentes ao Papa Francisco. Fotos: Mídia do Vaticano.

Organizando a Esperança – O evento objetivou iniciar processos de construção de pontes acadêmicas que permitam a unidade e integração de nossos "claustros” para o Cuidado da Casa Comum, de acordo com o texto de divulgação oficial do evento.

21/09/2023, atualizado em 23/09/2023

Reitores da América Latina e Caribe no Vaticano, 20/09/2023. Foto: Divulgação.