Ultima atualização em 4 de Outubro de 2023 às 11:14

Reitora da Ufopa participa em Santarém da abertura do Fórum Nacional Consecti & Confap

A abertura oficial do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro de 2023, em Santarém (PA). O evento reúne até o próximo sábado, 30 de setembro, no Oeste do Pará, gestores das fundações estaduais de amparo à pesquisa, secretários estaduais de ciência, tecnologia e inovação, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à pesquisa, para debater o tema “Desafios da Amazônia”.

“A nossa região amazônica possui mais de 300 instituições de pesquisa, porém o acesso aos investimentos é muito limitado ainda para essas instituições. Por isso, receber esses dois fóruns que trabalham com investimento em ciência e tecnologia, em uma universidade no interior da Amazônia, é importante para mostrar as nossas dificuldades e potencialidades, a quantidade de produção científica que já temos aqui e a importância de recebermos mais investimentos para que possamos avançar ainda mais em pesquisas sobre a Amazônia”, afirma a reitora Aldenize Ruela Xavier, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), instituição parceira do evento.

“O estado do Pará tem sido o epicentro de discussões muito importantes, principalmente no que tange à pauta de conservação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico sustentável. Por isso, nada mais propício do que fazer em Santarém o encontro dos secretários estaduais de ciência e tecnologia de todo o Brasil e dos presidentes das fundações de amparo à pesquisa de todos os estados brasileiros”, afirma o presidente do Consecti, Sílvio Bulhões.

Órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das secretarias de ciência, tecnologia e inovação dos estados, do Distrito Federal e dos órgãos congêneres, o Consecti visa a contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como para a formulação e avaliação de objetivos e diretrizes, para a definição de prioridades, recursos, e para aprimorar o processo de desenvolvimento científico e tecnológico.

“É um evento que a gente realiza a cada três meses e nós procuramos prestigiar diferentes estados e regiões. Neste fórum teremos várias pautas que dizem respeito à Amazônia. Neste evento teremos a interlocução com os nossos parceiros, agências de fomento federais, com parceiros internacionais, e teremos também um momento de interação e discussão entre os secretários de estado de ciência e tecnologia e presidentes das fundações estaduais de amparo à pesquisa”, explica o presidente do Confap, Odir Dellagostin.

Organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil, o Confap atua na defesa da autonomia das fundações e entidades estaduais de amparo à pesquisa e na defesa da regularidade e da efetiva execução financeira dos repasses das dotações orçamentárias.

Participaram da mesa de abertura os presidentes da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho; do Confap, Odir Dellagostin; do Consecti, Sílvio Bulhões; o secretário Victor Orengel Dias, da Sectet, que representou o governador do Pará; José Maria Tapajós, secretário da Regional de Governo do Baixo Amazonas; o secretário de Planejamento de Santarém, Ronan Liberal; o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e presidente do Fiespa, Clay Chagas; e a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier.

O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

O Fórum prossegue à tarde, com debates sobre o programa Amazônia +10, o papel das agências nacionais de fomento à ciência, tecnologia e inovação e reunião da Andifes Norte. A programação prossegue na sexta-feira, 29 de setembro, na Unidade Tapajós da Ufopa, com o debate “Desafios da Pesquisa e Pós-graduação na Amazônia”, que contará com a participação de reitores e diretores de instituições de ciência e tecnologia do país.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/57d8440e40abcc8284f020c60b1b8da5.jpeg
Foto: Maria Lúcia Morais, 28/09/2023.

28/09/2023

Foto: Maria Lúcia Morais, 28/09/2023.