Ultima atualização em 13 de Setembro de 2019 às 11:49

Reitores da Amazônia no Parlamento Alemão

Dirigentes de instituições de ensino superior e pesquisa da Amazônia brasileira foram convidados e financiados pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD) para participar do 9º Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre este ano na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, Alemanha, nos dias 16 e 17 de setembro. Além do Prof. Dr. Hugo Diniz, reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), participam dirigentes das universidades federais do Pará (UFPA), Rural da Amazônia (Ufra), do Amazonas (Ufam), do Maranhão (UFMA), do Tocantins (UFTO), de Rondônia (Unir) e do Acre (UFAC), além da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O DAAD atua de forma semelhante à instituição federal brasileira Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a qual tem parceria institucional. Como parte da programação da delegação, estão previstas reuniões com dirigentes de universidades alemãs nas cidades de Bonn, Berlim e Stuttgart.

A comitiva de reitores brasileiros esteve hoje no Parlamento da República Federal da Alemanha, em Berlim, onde parlamentares puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por essas instituições amazônicas de ensino e pesquisa. Mostraram preocupação com as consequências das restrições orçamentárias impostas às instituições federais de ensino superior. Foi apresentada proposta de criação de um programa do DAAD específico para cooperação com as instituições da Amazônia.

O reitor da Ufopa, Prof. Dr. Hugo Diniz, fará um pronunciamento no 9º Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável, no dia 16, às 17h30, quando falará sobre a Ufopa e suas áreas potenciais para cooperação.

13/9/2019

Parlamento Alemão recebe dirigentes de instituições de ensino superior da Amazônia brasileira, 13/9/2019. Foto: Divulgação.