Ultima atualização em 29 de Setembro de 2023 às 14:58

Reitores da região Norte se reúnem na Ufopa e propõem criação do CISAM

O Centro Integrado de Biodiversidade Amazônica deverá auxiliar no combate aos desafios da pesquisa e da pós-graduação na Amazônia.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Xavier, recebeu nesta sexta-feira, 29, no auditório da Unidade Tapajós, como parte da programação do I Seminário de Relações Internacionais, reitores das instituições federais de ensino superior (IFES) da região Norte. O objetivo foi debater os “Desafios da Pesquisa e Pós-Graduação na Amazônia”.

Durante a reunião realizada para a apresentar a proposta de criação do Centro Integrado de Biodiversidade Amazônica (CISAM), a reitora da Ufopa mostrou um panorama das universidades sediadas na Amazônia Legal Brasileira. Ela ressaltou que a região sedia 14 instituições de ensino superior públicas. “Dos 772 municípios da Amazônia Legal, as IFES estão presentes em 78”, afirmou Xavier. Ela fez questão de destacar a necessidade de “ajustes de assimetria” na distribuição de recursos para essas instituições. “Seguimos produzindo muito, com poucos recursos”, afirmou. Xavier apresentou o estado da arte da pesquisa na e sobre a Amazônia, baseada em dados de plataformas nacionais e internacionais. “A UFPA é a universidade que mais produz pesquisas sobre a Amazônia”.

Em seguida o reitor da UFPA, Manoel Tourinho, apresentou as “premissas” e os “propósitos” do futuro CISAM. “Há uma inteligência local, apta a produzir a ciência necessária ao desenvolvimento da Amazônia”, enfatizou. Durante quase uma hora, Tourinho explanou sobre a necessidade de criar um órgão que apresente diretrizes e soluções para os “desafios da pesquisa e da pós-graduação” na região, conforme destacou em sua apresentação.

“O desenvolvimento sustentável da Amazônia depende, em última instância, de amazônidas, sendo necessário o contato estreito com a população para a construção de soluções realistas. As instituições de ensino superior amazônicas possuem a maior capilaridade e interagem permanentemente com as sociedades amazônicas”, reafirmou.

De acordo com a reitora Aldenize Xavier, a criação do CISAM ainda depende do financiamento de órgãos governamentais. A diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Juana Nunes, aprovou a iniciativa. “Achei muito inteligente a atuação em rede das universidades para pensar o território da Amazônia de uma maneira global. O arranjo institucional é muito bom para enfrentar esses problemas locais que são da Amazônia, mas também são do Brasil”, ressaltou.

Composição da Mesa de Abertura – Além da reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Xavier, que também coordena a Regional Norte da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), compuseram a mesa de trabalho: o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e vice-coordenador da Regional Norte da Andifes, Prof. Dr. José Geraldo Ticianeli; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e vice-presidente da Andifes, Prof. Dr. Sylvio Puga; o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho; o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa; o vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prof. Dr. Marcelo Leineker Costa; a diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Profa. Dra. Maria Madalena de Aguiar Cavalcante.

Comunicação Ufopa
29/09/2023

Mesa de abertura. Foto: Lenne Santos, 29/09/2023.