Ultima atualização em 17 de Janeiro de 2024 às 15:10

Retomada das obras na Fazenda Experimental

Na segunda-feira, 15 de janeiro, foi assinada na Fazenda Experimental da Ufopa a ordem de serviço (OS) referente ao contrato nº 26/2023 para retomada das obras de construção de setores zootécnicos naquela unidade de ensino e pesquisa. Participaram da cerimônia de assinatura a reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Xavier; o diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Prof. Dr. Thiago Almeida Vieira; o superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Victor Viana; o diretor de Infraestrutura, Glemison Gomes; a diretora de Gestão Ambiental, Erielma Lopes; e o representante da empresa W&S Teixeira Serviços Ltda., Walter Serra Teixeira.

A reitora Aldenize Xavier sintetizou o papel da Fazenda Experimental nas atividades acadêmicas: “A Ufopa está cada vez mais produzindo ciência, servindo como campo de estágio e prestando serviço para a população em geral. Além de atender aos cursos de Santarém, em especial aos do Ibef, a fazenda também dá apoio aos cursos do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e aos cursos de Agronomia de Rurópolis e Juruti. Ressaltamos ainda que a construção dos setores zootécnicos é uma demanda do curso de Zootecnia, e eles constam nas suas diretrizes curriculares como itens essenciais para a formação do estudante”.

Já o diretor do Ibef, Thiago Almeida Vieira, ressaltou a relevância do momento: “Hoje está sendo retomada uma obra muito importante para nossa Universidade. Cada setor zootécnico pode ser entendido como um laboratório a céu aberto, ao ar livre para os cursos do Ibef, em especial para a Zootecnia”. O diretor destacou ainda a importância da obra, que terá condições de infraestrutura para receber os animais a serem utilizados nas aulas e atividades de pesquisa e extensão: “Por exemplo, estes setores serão importantes para abrigo, reprodução, parto, ordenha e alimentação dos animais. A partir disso, a produção animal poderá ser uma realidade no Instituto de Biodiversidade e Florestas e na Ufopa”.

A vice-coordenadora do curso de Zootecnia, Profa. Graciene Conceição dos Santos, que também esteve presente na cerimônia, reconheceu a importância da retomada das obras para a elevação da qualidade do curso: "É a realização de um sonho, porque não existe um curso de Zootecnia sem animais". Ela finalizou dizendo que a melhoria na infraestrutura vai ajudar no processo regulatório de renovação de reconhecimento do curso, que em breve passará por avaliação do Ministério da Educação (MEC).

16/01/2024

Assinatura da OS para obras da Fazenda Experimental. Foto: Edson Almeida, 15/01/2024.