Ultima atualização em 24 de Outubro de 2018 às 11:26

Ritual da diversidade marca abertura da Semana dos Povos Indígenas 2018

“Tupã está na terra, Tupã está no céu, Tupã está em ti, Tupã está em mim.” As palavras entoadas pelo líder indígena Poró Borari e repetidas pelos inscritos e convidados da Semana dos Povos Indígenas 2018 marcaram a abertura do evento, que ocorreu nesta terça-feira, 23 de outubro, na Unidade Rondon, Campus de Santarém da Ufopa. Abraçados e formando uma grande roda, os presentes cantaram e dançaram canções indígenas e das comunidades quilombolas. “Índio que não canta e dança morre”, afirmou o líder borari ao convidar para o início dos debates, que seguem até a sexta-feira, 26 de outubro.

Neste ano, a Semana aborda o tema “Permanência na graduação e pós-graduação”. No auditório decorado com as cores e os elementos da cultura indígena, o reitor da  Ufopa, Hugo Alex Diniz, a pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges), Eliane Flexa, o representante da Funai, Geraldo Dias, e o coordenador do Diretório Acadêmico Indígena (Dain), Karo Munduruku, integraram a mesa de abertura. Em breves falas todos ressaltaram a importância da Semana como espaço de discussão dos temas que envolvem os alunos indígenas. “É muito mais que um evento acadêmico”, ressaltou Dias.

O reitor da Ufopa fez questão de ressaltar o papel de protagonistas dos alunos, em especial dos alunos indígenas, que fazem questão de mostrar que esta é “verdadeiramente uma universidade indígena”. “Antes mesmo da lei das cotas, a Ufopa deu um passo importante, lançando em 2010 o seu primeiro processo seletivo especial indígena, que hoje está consolidado”. Diniz garantiu aos estudantes manter a luta pelos direitos conquistados. “Seja lá o que vier - externo à Universidade - nós vamos continuar lutando e não vamos retroceder. Temos o compromisso de continuar avançando no objetivo de integrar nossa universidade nas comunidades amazônicas”, ressaltou.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/ccfcf344f7334ee567b8c58b2927c298.jpg

A pró-reitora da Proges, Eliane Flexa, lembrou uma a uma as 18 etnias  que estão representadas por meio de alunos indígenas na Universidade. “A Diretoria de Ações Afirmativas é um espaço institucional. Estamos trabalhando dentro deste espaço com respeito e reconhecimento a vocês, à luta de cada um. A partir disso, dizemos que diálogo é fundamental e levamos em consideração a cultura, a linguagem, as tradições e a espiritualidade que são próprias de cada um dos povos citados aqui”.

Logo após a cerimônia de abertura, foi formada a primeira mesa de debates, mediada pela estudante indígena Maura Arapiun e formada pelo professores da Ufopa Florêncio Vaz e Marília Leite (coordenadora adjunta da Formação Básica Indígena) e pelo líder indígena Poró Borari. O tema em pauta foi “A história da Semana dos Povos indígenas e suas demandas”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/5bf1e11dbc4ad71d33c3a5fffd198b35.jpg

No período da tarde, os debates foram em torno da questão "Qual o retorno que as lideranças indígenas esperam dos estudantes que estão na universidade?". Entre os convidados, lideres indígenas de povos que têm representação entre os estudantes da Ufopa.

No décimo semestre do curso de Direito, Abimael Munduruku, já faz planos para o trabalho que irá desenvolver junto à comunidade de Takuara, próximo ao município de Belterra, de onde ele veio: “Viver no contexto universitário nos traz um conflito pessoal e ao mesmo tempo um grande desafio, agora que estou me formando, com a possibilidade de retornar para a minha aldeia. Não me refiro a voltar a viver lá, mas mostrar o trabalho que eu desenvolvi dentro da instituição e colaborar com as nossas demandas, como, por exemplo, lutar pelo direito à educação, à saúde, em defesa do território. É isso que me fortalece a permanecer aqui, vencendo todos os desafios”.

Com quase 300 inscritos, a Semana dos Povos Indígenas 2018 segue até a sexta-feira, 26 de outubro, com a realização de mesas-redondas, oficinas de dança, de grafismo, de políticas indigenistas e de língua indígena, além da venda de artesanato e pintura corporal.

Nesta quarta-feira, 24, está prevista a realização da audiência pública com o tema “Educação Escolar Indígena”, para a qual estão convidados representantes do Ministério da Educação (MEC), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação, no auditório Wilson Fonseca.

No encerramento, sexta-feira, 26, será realizada a eleição da nova coordenação do Diretório Acadêmico Indígena.

Também estiveram presentes à abertura da Semana dos Povos Indígenas: a vice-reitora, Aldenize Xavier, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Cruz, a Diretora de Ações Afirmativas, Kassia Rodrigues, além de professores e servidores da Proges.

Comunicação Ufopa

23/10/2018