Ultima atualização em 1 de Julho de 2021 às 10:52

Sacaca/Ufopa lança livro sobre realidade de comunidades quilombolas em tempos de pandemia

Em parceria com a Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo (Malungu), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sacaca/Ufopa) promove, dia 14 de julho, o lançamento do livro Vulnerabilidade histórica e futuro das comunidades quilombolas do Pará em tempo de pandemia. O evento será on-line, a partir das 15h, através do canal do Sacaca no YouTube: https://www.youtube.com/sacaca_ufopa.

O livro integra o projeto "Sacaca e Malungu contra o coronavírus nas comunidades quilombolas do Pará", que desde abril de 2020 vem trabalhando em ações de enfrentamento da Covid-19 nos quilombos paraenses. Segundo a antropóloga Luciana Carvalho, professora da Ufopa e uma das organizadoras do livro, a publicação é um produto que exemplifica a cooperação entre universidade e movimento social para enfrentar não só a pandemia, mas também o silêncio acerca das condições de produção e reprodução da vulnerabilidade da população quilombola.

A maioria dos artigos que integram o livro tem origem em um ciclo de debates promovido pelo projeto entre 17 julho e 11 de setembro de 2020. Ao todo, foram dez sessões envolvendo quilombolas e não quilombolas, realizadas de maneira remota e transmitidas no canal do Sacaca/Ufopa no YouTube, onde estão disponíveis.

Acesse aqui o livro Vulnerabilidade histórica e futuro das comunidades quilombolas do Pará em tempo de pandemia.

Comunicação/Ufopa, com informações do Sacaca

30/06/2021