Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Santarém recebe “O Futuro da Minha Cidade” dia 12 de dezembro


6 de Dezembro de 2018 às 16:36

Workshop de projeto de alcance nacional inovador apresenta caminhos para transformação de cidades a partir de novos conceitos e práticas sociais compartilhadas

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) realiza no dia 12 de dezembro em Santarém (PA) o workshop técnico do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, já levado com sucesso a diversas localidades do País, entre elas Belém. Com realização nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi/Nacional) e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF), o evento conta com o apoio da Ufopa, Crea-PA, Sistema FIEPA e Prefeitura Municipal de Santarém.

No evento estão agendados debates, trocas de experiências e proposta de formação de conselho representativo local, sensibilizando líderes sociais e confirmando a premissa de que é possível trabalhar em parceria com prefeituras em favor da sociedade. Um dos focos centrais é discutir de forma coletiva elementos para a criação de uma cidade sustentável em prazo determinado sem depender exclusivamente de administrações municipais. O workshop vem provocando boa expectativa na cidade paraense, o principal polo da região. Santarém ganhou a preferência para sediar a agenda pelo potencial socioeconômico e por causa de sua condição como referência geográfica.

O projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi inspirado em um conjunto de iniciativas e ações desenvolvido em Maringá, no Paraná, e que está sendo disseminado pelo País com excelente aceitação e resultados práticos. Em Goiânia, por exemplo, foi montado um conselho municipal para trabalhar com o poder público. No conceito, a sociedade, mobilizada e organizada, é quem aponta, por meio de líderes e com a premissa de apartidarismo, as prioridades para formatar um “caderno de propostas” e planejamento de desenvolvimento sustentável efetivo ao governo municipal. Nesse aspecto, estão inseridos especialistas diversos, entre os quais de desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Em síntese, pretende-se mudar o estereótipo de que a construção e gestão de um município que atenda aos anseios da população e proporcione uma elevada qualidade de vida costuma está vinculado a ações políticas e administrativas municipais tendo pouca ou nenhuma participação efetivada da população. O projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi idealizado pela CBIC em 2012, durante o 84ª Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

Temas - Na programação em Santarém estão previstas duas palestras que servirão de base para a absorção e prática da iniciativa a ser apresentada. Uma delas será proferida pelo engenheiro civil Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, com ações inovadoras e multipremiado em diferentes âmbitos. O modelo de transformação da cidade paranaense acabou servindo de exemplo nacional. Ele conduzirá o enfoque “A experiência da parceria entre a sociedade e Prefeitura e o seu potencial transformador para uma cidade mais sustentável”.

A palestrante convidada na realização da CBIC/Sinduscon-PA é a arquiteta e urbanista Marcella Arruda, uma das mais respeitadas do País. Ela abordará o tema “A importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas”.

Perfil dos palestrantes:

Marcella Arruda, arquiteta urbanista, é coordenadora de projetos do instituto A Cidade Precisa de Você e coidealizadora da Escola Sem Muros, projeto selecionado para a Bienal de Arquitetura de Veneza FREESPACE. Palestrante convidada do evento “O Futuro da Minha Cidade”, pesquisa desde 2012 iniciativas de regeneração, construção de comunidades e a participação dos cidadãos na transformação da cidade. Realizou diversos workshops, debates e palestras sobre urbanismo colaborativo e design sistêmico na América do Sul, Índia, Inglaterra, Itália, Dinamarca e Holanda. Contribuiu como produtora e curadora de projetos, entre eles o Como Virar Sua Cidade na Virada Sustentável e na X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, Silvio Barros começou suas atividades profissionais no Amazonas, como chefe do Núcleo de Proteção ao Meio Ambiente. Foi prefeito de Maringá por duas gestões: 2004 e 2008. Inaugurou a primeira Academia da Terceira Idade do Brasil. Foi três vezes eleito pelo Sebrae como Prefeito Empreendedor do Paraná. Recebeu o Prêmio Prefeito Inovador do MBC-Intel e Microsoft como Destaque Nacional e foi premiado por iniciativas em diversas áreas: socioambiental, econômica, responsabilidade e gestão, atendimento e atenção ao cidadão. Foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, e atualmente é Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná.

Serviço: Workshop “O Futuro da Minha Cidade – Resultados e Ações Futuras”

  • Data: 12 de dezembro de 2018
  • Horário: 18h às 22h
  • Local: Auditório da Ufopa, Unidade Tapajós, Campus de Santarém
  • Inscrições no site do Sinduscon-PA: www.sindusconpa.org.br/site/capacitacoes/inscricoes.php
  • Doação de um quilo de alimento não perecível, a ser entregue no dia do evento, que será repassado a uma instituição beneficente.

Comunicação/Ufopa, com informações da Assessoria de Comunicação do evento

6/12/2018

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/a675cee6258e296323cdcfe117703350.jpg

Notícia em destaque