Ultima atualização em 18 de Maio de 2021 às 12:13

Segunda edição do Pint of Science Santarém será nesta terça-feira, 18

Evento será on-line e vai falar sobre o papel da floresta no clima do planeta

Em mais um ano afetado pela pandemia do coronavírus, o Pint of Science Brasil ocorre em formato de live nos dias 17, 18 e 19 de maio. O evento, que busca popularizar a ciência sem as formalidades do ambiente acadêmico, terá a segunda edição em Santarém, organizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A programação local será na próxima terça-feira,18, às 19h, com uma conversa com pesquisadores sobre "Como as plantas conversam com a atmosfera?", abordando o sistema terra-atmosfera e mostrando como as plantas contribuem com a manutenção do clima do planeta Terra. O encontro será transmitido pelo YouTube do Pint of Science.

O professor Raoni Aquino, do curso de Ciências Atmosféricas da Ufopa, é o palestrante convidado. Segundo ele, o objetivo é "falar um pouco sobre o papel das florestas nas chuvas que ocorrem não somente na região amazônica, mas em outros locais do Brasil", e, além disso, "falar dos projetos que ocorrem aqui na região, como os professores e pesquisadores da Ufopa estão inseridos nesses experimentos e como o mundo está de olho na nossa região". A mediação será feita pelo professor Rodrigo da Silva e pela jornalista e pesquisadora Talita Baena, que também é a coordenadora do evento.

O diferencial deste ano, conta a coordenadora, é o sorteio de brindes ao final da transmissão. Para participar, o público deverá seguir estes passos:

1. Preencher o formulário on-line (clique aqui para acessar);

2. Cadastrar e-mail válido;

3. Curtir a live;

4. Acompanhar a transmissão.

O Pint of Science Santarém é uma ação do projeto de extensão "Espaços transversais: perspectivas em meio ambiente", coordenado pelo Prof. João Paulo de Cortes, e do grupo de pesquisa Biogeofísica da Região Amazônica e Modelagem Ambiental (Brama).

Como surgiu o Pint of Science — Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas, e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar os cientistas até as pessoas. Assim começava o Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo.

Em Santarém, esta é a segunda vez que o festival é realizado. Em 2020, o evento foi adiado e ocorreu no mês de setembro devido à pandemia do novo coronavírus.

O quê? Pint of Science Santarém

Tema: Como as árvores conversam com a atmosfera?

Quando? 18/05/2021 (terça-feira)

Onde? Canal do Pint of Science no YouTube

Hora? 19h

Palestrante: Prof. Dr. Raoni Aquino (Meteorologista/Ufopa)