Criado em 26 de Março de 2018 às 17:23

Seminário discute Inovação Tecnológica na Gestão Pública

O curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa realizou na última terça-feira, 6 de março de 2018, o I Seminário de Inovação Tecnológica, que teve por objetivos incentivar o desenvolvimento de tecnologias no âmbito da gestão pública e discutir a propriedade intelectual dessas novas invenções. Cerca de 50 acadêmicos da Ufopa participaram do evento, que foi realizado no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém.

Organizado pelo professor Edair Canuto da Rocha, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), no âmbito da disciplina "Tecnologia e Gestão Pública", o evento contou com a parceria dos acadêmicos do curso de Gestão Pública (ICS) e do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco). "O seminário buscou incentivar os alunos a desenvolverem produtos tecnológicos, como aplicativos, baseados no conceito da Internet das Coisas e em tecnologias sociais", explica Edair da Rocha.

Durante o evento, os alunos apresentaram os seguintes aplicativos: Saúde Pai D'égua, voltado para o mapeamento de locais de atividades físicas que promovam o bem-estar psicossocial; Comunica Eventos, destinado ao cadastramento e busca de eventos realizados em Santarém e região; ACS Ação, que visa a facilitar o processo de registro de denúncias dos agentes comunitários públicos aos assessores públicos; e o Sistema Integrado de Agenda Escolar Eletrônica, que busca facilitar a comunicação entre os pais e a escola.

O encerramento do Seminário foi marcado pela palestra "Propriedade Intelectual Sem Medo", proferida pelo professor Antônio Pinheiro, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), que ministra disciplina sobre o tema.

Comunicação/Ufopa, com informações da organização do evento

7/3/2018