Ultima atualização em 21 de Maio de 2018 às 11:52

Seminários Integradores de Biologia celebram na Ufopa Dia Internacional da Biodiversidade

Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio (terça-feira), o Programa de Ciências Naturais da Ufopa promove no período de 21, 22 e 23 de maio de 2018, no Campus de Santarém, o I Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará (Semibio). O evento será realizado no auditório da Unidade Tapajós e em laboratórios e salas da Unidade Rondon.

Organizado pelos estudantes e professores dos cursos de Licenciatura Integrada em Biologia e Química e Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o Semibio tem como objetivo principal estimular discussões sobre o ensino e as pesquisas na área de biodiversidade, a partir da temática "do ensino à pesquisa e seus desafios". A programação contará com palestras e minicursos.

Na segunda-feira, dia 21, o Semibio contará com duas palestras, no período da tarde: "Caminhos da Biologia 1994 – 2018", apresentando os caminhos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desde sua criação em 1994, a partir 14 horas; e "Educação ambiental na conformidade da lei", a partir das 16 horas. Na terça-feira, 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, o evento contará, pela manhã, com a palestra "Pesquisa em microbiologia na Amazônia", às 8h30; e a mesa-redonda "Perspectivas da Biodiversidade na Amazônia", a partir das 10h30.

Na quarta-feira, 23, o destaque é a palestra "De onde viemos, Quem somos e para onde vamos", a ser proferida pelo Prof. Dr. Horacio Schneider, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir das 8h30, no Auditório da Unidade Tapajós. Em seguida, haverá o lançamento do livro "Métodos de Análise Filogenética", de autoria do palestrante. O lançamento do livro é aberto ao público e à comunidade acadêmica. Doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Schneider é professor dos cursos de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular e Biologia Ambiental da UFPA e do de Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (UFPA-MPEG), tendo orientado mais de uma dezenas de dissertações e teses.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, Schneider recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional (em 2002) e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional (em 2010). É sócio titular de várias sociedades científicas brasileiras: Sociedade Brasileira de Genética, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Primatologia, Sociedade Internacional de Primatologia (IPS), Sociedade Latino-Americana de Primatologia e Sociedade Americana para o Avanço da Ciência. Foi vice-reitor da UFPA de 2009 a 2017.

Confira a programação completa.

21/5/2018