Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 13 de Setembro de 2019 às 22:41

Seminários temáticos na VIII Jornada Acadêmica


Os seminários temáticos, programados para ocorrer entre as atividades da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa, chamaram a atenção de dezenas de alunos, que prestigiaram, nos dias 12 e 13, o evento realizado pelas unidades acadêmicas Iced, IEG, Ibef, ICS, Isco, ICTA e CFI.

Um dos temas que mais chamaram a atenção foi a palestra do mestrando Sidney Canto, que, na sala HA1 da Unidade Rondon, fez “Uma viagem pela história de Santarém por meio de fotos e documentos”. Sidney mostrou por meio de imagens originais como era Santarém no século XIX e outras épocas.

Enquanto Sidney falava sobre os fatos passados, falava-se de futuro na sala H305, onde o tema chamava a atenção para “A nova previdência social e suas implicações para o servidor público”, abordado por advogadas especialistas na área.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/3d734b1cafd5e706bbbd9ddd482e8f1b.jpg
Palestra sobre previdência e as implicações para o servidor público.

Os dois temas foram de iniciativa do Iced. Técnica em assuntos educacionais daquele instituto, Soemira Neves analisou como positiva a programação e a participação do público. “Tudo aconteceu como organizamos. Os alunos procuraram, os voluntários compareceram. Nos seminários temáticos, como o do Sidney Canto, ficamos com o auditório cheio. Considero tudo como positivo. Os seminários temáticos trouxeram temas muito relevantes. Previdência traz ao servidor a expectativa de mudança. Ainda não foi aprovada, mas sabemos que vai nos afetar e é interessante entender como é esse processo. Outro tema é a essa viagem ao passado feita pelo Sidney. Fantástico para conhecer ainda mais da nossa história”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/e76d00e726af5501ad426f6d4b01940e.jpg
Sidney Canto falou através de fotos sobre Santarém no século XIX.

Na Unidade Tapajós, a acadêmica Jade Thaís da Silva Alves, como parte das atividades vinculadas ao Ibef, abordou o tema “Ajustes de modelos hipsométricos com dados de romaneio provenientes de uma área de manejo florestal comunitário”.

Os seminários temáticos ocorreram durante todo o dia desta sexta, 13 de setembro, em todas as unidades acadêmicas, em horários diversificados. 

Neste sábado, 14, a VIII Jornada Acadêmica encerra-se com entrega de premiações, no auditório da Unidade Tapajós, e atividades esportivas no Colégio Dom Amando. As duas atividades iniciam-se às 8h30.

Comunicação/Ufopa

13/9/2019

O público lotou a sala HA1, atraído pelos registros fotográficos do processo histórico de Santarém. Fotos: Albanira Coelho.

Notícia em destaque