Ultima atualização em 24 de Novembro de 2023 às 18:26

Servidor da Ufopa lança livro sobre evolução tecnológica e propriedade intelectual

Evento ocorrerá no RU da Ufopa dia 6 de dezembro de 2023, às 18h30.

Será lançado em Santarém no dia 6 de dezembro de 2023, às 18h30, o livro "A Fonte da Evolução Tecnológica – A Propriedade Intelectual", de autoria do servidor Emerson Fernandes de Souza, administrador lotado na Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa. O lançamento ocorrerá no Restaurante Universitário (RU) da Ufopa, na Unidade Tapajós; na ocasião, o autor ministrará minipalestra com o tema "Capitalizando Ideias".

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica. Os servidores da Ufopa também estão convidados, mas precisam confirmar sua presença para ter direito ao jantar gratuito servido no RU.

O livro – A obra resulta de dissertação apresentada por Emerson Fernandes de Souza no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) da Ufopa. Em linguagem acessível, sem termos mais técnicos ou de difícil entendimento, o autor trata dos meios de proteção da produção intelectual, incluindo-se as produções oriundas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), pesquisas, invenções etc., por meio de uma abordagem sistêmica e sintética do caminho percorrido pela produção do intelecto humano no desenvolvimento de tecnologia e inovação, desde o momento zero até a entrega do produto ao mercado.

O livro apresenta os principais conceitos envolvidos na matéria, as formas de proteção dessa produção, os cuidados que se devem tomar desde a pesquisa básica e os estudos necessários para os procedimentos de busca de anterioridade, ou seja, a pesquisa do estado da técnica de determinada tecnologia.

Segundo o autor, maior compreensão da propriedade intelectual torna o profissional mais brilhante, mais produtivo, mais inovador e capaz de transformar seu conhecimento em produto e, consequentemente, em capital intelectual e proveito econômico, gerando riqueza e desenvolvimento.

Serviço: Palestra e lançamento do livro "A Fonte da Evolução Tecnológica – A Propriedade Intelectual" de Emerson Fernandes de Souza

• Data: 6 de dezembro de 2023

• Horário: a partir das 18h30

• Local: Restaurante Universitário (RU) da Ufopa, Campus Santarém/Unidade Tapajós (R. Raimundo Fona, s/n – Salé)

• Público: Toda a comunidade acadêmica da Ufopa. Servidores devem confirmar presença pelo e-mail emerson.fernandes.souza@gmail.com para ter direito ao jantar gratuito.

Comunicação/Ufopa, com informações do autor
24/11/2023