Ultima atualização em 29 de Outubro de 2019 às 16:06

Servidor da Ufopa recebe prêmio no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

No período de 21 a 25 de outubro, foi realizado em Florianópolis, SC, o XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (CI). O evento é o principal encontro de pesquisadores da área de CI do país, com o objetivo de discutir a produção do conhecimento nos programas de pós-graduação. Durante o evento, o bibliotecário e diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufopa, Mayco Chaves, recebeu o prêmio de melhor dissertação de 2018, concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Com o tema “A biblioteca deveria estar do nosso lado: com/sobre quilombolas e indígenas e suas relações com a biblioteca universitária”, o trabalho foi orientado pela professora Lídia Silva de Freitas, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mayco Chaves também participou do encontro apresentando artigo da sua pesquisa de mestrado.

A dissertação premiada buscou compreender a relação entre estudantes quilombolas e indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará e a biblioteca universitária. “Na pesquisa, o caminho seguiu em direção à contribuição para as discussões sobre questões enfrentadas por quilombolas e indígenas na Universidade, que muitas vezes são silenciadas, negadas ou invisibilizadas, destacando que a biblioteca não só pode como deve ser um espaço que proporcione condições para a permanência desses grupos, colaborando para a efetividade das políticas de ações afirmativas”, enfatizou o autor.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/38ec41b55eb3c0f241db5dec1cf075da.jpg
Professor Henry Poncio de Oliveira (UFPB), Mayco Chaves (Ufopa)
e professora Ana Cristina de Albuquerque (UEL)

29/10/2019

Mayco Chaves apresenta artigo no XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Fotos: Arquivo pessoal.