Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Jornalista da Ufopa participa da II Festa Literária Internacional do Xingu


14 de Junho de 2019 às 14:51

A jornalista Lenne Santos, coordenadora de Comunicação da Ufopa, participou no sábado, 15 de junho de 2019, de sessão de autógrafos do livro “O universo encantado do Catalendas”, durante a II Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), evento realizado esta semana no município de Altamira (PA). A sessão ocorreu no estande da Academia Altamirense de Letras.

O livro é resultado da dissertação de mestrado “A cabeça voadora, a pele de búfalo e a mulher sangrenta: representações e significados do universo encantado do Catalendas — o programa infantil da TV Cultura do Pará”, defendida em 2007 pela jornalista no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Durante a II FLIX, que este ano aborda o tema “Literatura Infantojuvenil: narrativas místicas e fantásticas”, a jornalista também participou na sexta-feira, 14, do painel temático “Lendas, crendices e superstições na literatura infantojuvenil na Amazônia”, junto com as professoras Elisabete Vidal e Giselle Ribeiro, da UFPA. No sábado, 15, às 14 horas, Lenne Santos ministrou palestra com o tema “A Literatura Infantojuvenil e as Narrativas Místicas no Programa Catalendas da TV Cultura do Pará: O Olhar das Crianças”, na sala 6 do Centro de Eventos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/3282f00d67dfc4b614f146e12f987213.JPG

Livro - Editado pela Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) em 2017, o livro “O universo encantado do Catalendas” foi lançado durante o X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém. Ganhou sessão de autógrafos na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém. Agora ganha nova sessão de autógrafos, em Altamira, durante a II FLIX.

A obra conta a história do Programa Catalendas, produzido e veiculado pela TV Cultura do Pará, entre 1999 e 2003, e relata a percepção das crianças sobre as histórias veiculadas. O programa unia teatro de bonecos, contação de histórias e televisão, para retratar lendas do folclore nacional e internacional que estão no imaginário de crianças e até de adultos, como "O curupira – episódio de lançamento" (1999), e a "Pele de Búfalo", em uma clara referência ao conto "Pele de Asno", do francês Charles Perrault (1694), posteriormente adaptado pelos irmãos Grimm.

FLIX - Promovida pela direção do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Altamira, sob a coordenação da professora Maria Ivonete Coutinho da Silva,  a II FLIX  “propõe-se como um grande evento de caráter literário, com desdobramentos artístico-cultural e socioambiental, colocando-se, assim, no rol das festas literárias realizadas no País, em diálogo com a produção artístico-literária amazônica, as narrativas orais do Xingu e as expressões étnico-raciais, socioculturais brasileiras e de outros países”.

Comunicação/Ufopa, com informações do site da UFPA

14/6/2019 atualizado em 10/6/2019

Notícia em destaque