Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 20 de Setembro de 2019 às 12:09

Setembro Amarelo na Ufopa começa na segunda, 23, com colóquio sobre prevenção ao suicídio


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove no período de 23 a 27 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a campanha Setembro Amarelo, que visa oferecer um espaço para reflexões e orientações acerca do suicídio e suas formas de prevenção. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a programação contará com colóquio, palestras, conferência, oficinas, atividades culturais e esportivas, entre outras, que serão realizadas nas três unidades do Campus Santarém.

Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Acompanhamento Estudantil (DAE) e do Núcleo de Psicologia (NUPSI), a programação do Setembro Amarelo começa na próxima segunda-feira, 23, com a realização do II Colóquio sobre Prevenção ao Suicídio, que ocorrerá a partir das 8h30, no auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé, com debates e mesas interativas sobre a temática e apresentação dos projetos de extensão: Clínica de Saúde Estudantil, do Centro Acadêmico de Economia; e “Te orienta! Saúde e Qualidade de Vida Discente”, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

O II Colóquio sobre Prevenção ao Suicídio contará com a participação de docentes, servidores e alunos da Ufopa, e de representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), do Centro de Atenção Psicossocial III – Álcool e outras Drogas (CAPS AD), do Corpo de Bombeiros, da Unidade de Pronto Acolhimento (UPA/Santarém), da Clínica de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), entre outras instituições.

Promoção da Saúde - Na terça-feira, 24, pela manhã, o professor Nirson Medeiros, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), ministra oficina sobre comunicação não violenta, a partir das 9 horas, no Miniauditório HA1, na Unidade Rondon. À tarde, a partir das 14 horas, no mesmo local, o professor Carlos José Freire Machado, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), realiza aula de ioga e meditação.

Na quarta-feira, 25, a partir das 9 horas, serão realizadas na Unidade Amazônia diversas atividades de esporte, lazer e qualidade de vida, promovidas pela Coordenação de Esporte e Lazer (CEL) da Proges. À tarde, a partir das 14 horas, haverá um Puxirum Cultural, organizado pelo Coletivo de Artistas Bixa Orellana, no auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, bairro do Caranazal.

Na quinta-feira, 26, no Miniauditório HA1, da Unidade Rondon, serão realizadas duas práticas de promoção à saúde. Das 9 às 11 horas, ocorrerá a ciranda pedagógica “Vinculação afetiva e aprendizagem: dialogando sobre interações qualitativas no âmbito da Universidade”, com a pedagoga Helana Miranda, do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) da Proges. À tarde, a partir das 15 horas, será a vez da servidora Cristiane Nogueira, especialista em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), ministrar a atividade intitulada “Vivência de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no ambiente acadêmico”.

Também no dia 26, a partir das 15 horas, ocorrerá a palestra "Depressão e risco de suicídio: dialogando sobre a saúde mental do servidor e práticas promotoras de bem-estar e qualidade de vida", a ser proferida pela médica Vivian Silva da Costa Pontes, da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Ufopa, na sala 106 (sala de cursos da CDD), na Unidade Amazônia.

A programação do Setembro Amarelo na Ufopa termina na sexta-feira, 27, com a conferência “Educação, sofrimento e suicídio: reflexões críticas acerca das relações de trabalho e estudo nos ambientes universitários”, a ser ministrada pelo professor Nilson Berenchtein Netto, da Universidade Federal de Uberlândia, a partir das 9 horas, no auditório da Unidade Rondon.

Promovido pela Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEAA) da Proges, o projeto de extensão “Pipocando Ações Afirmativas” realiza à tarde uma sessão especial com a exibição do filme “Se enlouquecer não se apaixone”, que contará com a participação das psicólogas Yara Caripuna e Luanna Figueira. A sessão ocorrerá a partir das 14 horas, na sala 106 (sala de cursos da CDD), na Unidade Amazônia.

Confira a programação completa aqui.

Mais informações no sítio da Proges.

Serviço: Campanha Setembro Amarelo na Ufopa

  • Data: 23 a 27 de setembro de 2019
  • Local: Campus Santarém

Comunicação/Ufopa

18/9/2019

None

Notícia em destaque