Ultima atualização em 16 de Março de 2022 às 10:21

Sibi lança série documental “Cumbuca de Saberes”

Na segunda-feira, 14 de março de 2022, ocorreu o lançamento da série documental “Cumbuca de Saberes”, produzida com o objetivo de discutir e divulgar as produções técnicas, científicas e culturais da região Oeste do Pará. O trabalho é uma iniciativa do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizado em parceria com a produtora Formiga de Fogo Filmes.

Sob a coordenação dos servidores da Ufopa Keiliane Bandeira e Mayco Chaves, o objetivo do projeto é refletir sobre a diversidade intelectual produzida dentro da universidade. A ideia é conseguir construir um canal que mostre a diversidade da produção intelectual, focando na pluralidade de pessoas e de pensamentos críticos científicos.

Para marcar o lançamento, houve um bate-papo, às 18h, em forma de live na rede social Instagram, no perfil @sibiufopa. Participaram Beatriz Moura, Luane Fróis e Alice Soares, presentes no primeiro episódio da série.

O primeiro episódio da série documental "Cumbuca de Saberes" faz referência ao mês da mulher, abordando a produção intelectual de mulheres negras e a presença dessa produção nas bibliotecas. Com o título “Mulheres negras no acervo da Biblioteca”, o episódio possui duração de 11 minutos e traz três reflexões de alunas e professoras sobre o tema.

Sobre o nome da série

Cumbuca, no dicionário papa-xibé, é um vaso feito de cabaça destinado a conter água e outros líquidos. Como metáfora, o nome “Cumbuca de saberes” para a série se destina a abrigar, movimentar e divulgar o pensamento crítico e a produção intelectual do povo local, a partir da apropriação dos conhecimentos acadêmicos, sem deixar de beber da água do conhecimento tradicional.

Os episódios da série são publicados nos canais do Sibi/Ufopa no You Tube e no Instagran:

Comunicação/Ufopa, com informações do Sibi/Ufopa

14/03/2022 atualizado em 15/03/2022