Ultima atualização em 26 de Outubro de 2018 às 17:07

Simpósio de Farmacognosia motiva olhar para a biodiversidade da Amazônia e sua importância para a ciência

A importância da biodiversidade da Amazônia é um dos assuntos que se destacam no II Simpósio Regional Norte de Farmacognosia (II SRNF) que começou ontem, 25, e termina hoje, na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, em parceria com a Ufopa, por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

Pela comissão organizadora, a professora Rosa Mourão, do Curso de Farmácia do Isco, destacou que a programação do evento motiva um olhar da comunidade acadêmica para a biodiversidade da região, esclarecendo a importância de manter a floresta em pé para o desenvolvimento de pesquisas. Segundo ela, o simpósio tem o objetivo de “contribuir para o fortalecimento da Farmacognosia, uma área ampla que estuda, principalmente, plantas medicinais que são muito presentes na região amazônica”.

Entre os pesquisadores de renome nacional na área de plantas medicinais da Amazônia presentes no evento está o presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, Leopoldo Baratto. Ele explicou que a Farmacognosia “é o ramo mais antigo das ciências farmacêuticas. É a disciplina ou a área da Farmácia que estuda os produtos naturais, os princípios ativos, ou seja, aquelas substâncias que têm potencial terapêutico ou as matérias primas que podem vir a ter potencial”.

Segundo professor Leopoldo, o resgate dos eventos regionais sobre a Farmacognosia possibilita a descentralização do acesso ao conhecimento científico. “Muitas vezes os eventos acontecem nas capitais e as pessoas do interior não têm acesso a esses debates discussões tão importantes”, enfatizou. Ele ainda disse que na Amazônia é importante debater a biodiversidade, todo o potencial dos recursos naturais que a região tem. Por conta disso, a organização do evento focou em pesquisadores regionais, estudantes de graduação e pós-graduação para se discutir sobre o que já foi feito em termos de ciência a partir da biodiversidade da Amazônia.

A vice-reitora da Ufopa, professora Aldenize Xavier, que acompanhou a abertura do evento, destacou a importância de a Universidade sediar essas discussões, principalmente no momento de implantação da Farmácia Universitária e da consolidação dos cursos do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), inclusive na pós-graduação. A realização do Simpósio na Ufopa também sinaliza a importância da Universidade no cenário dos avanços das pesquisas nessa área. “Nós temos grandes resultados, grandes pesquisadores que são reconhecidos como referência. O próprio curso de Farmácia com o conceito 5 [MEC] mostra que o curso e os pesquisadores na área estão indo na direção correta”, disse professora Aldenize. Também enfatizou que é preciso fortalecer as iniciativas e a infraestrutura necessária para continuar desenvolvendo os trabalhos na área da pesquisa.

Além das palestras, o evento proporciona apresentação de pôsteres com resultados de trabalhos científicos e premiação dos melhores painéis.

Site do evento aqui.

Confira aqui fotos da abertura do Simpósio.

26/10/2018

Mesa de abertura do evento