Ultima atualização em 7 de Novembro de 2019 às 10:02

Ufopa 10 anos: comemorações no Campus Juruti

Gincana, dança tribal e bolo

Palestra, relatos e atividades festivas marcaram as comemorações pelos 10 anos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na última sexta-feira, 1º de novembro, no Campus Juruti.

A programação começou às 8h30 com a mesa de abertura composta pela coordenadora do curso de Agronomia, Dayse Vieira; pelo representante do corpo técnico do campus, Renato Sousa; pelo gerente de Produção da Alcoa Juruti, Henrique Santos; pelo prefeito de Juruti, Henrique Costa; pelo diretor em exercício do Campus Juruti e coordenador do curso de Engenharia de Minas, Raphael Silva; e pelos representantes discentes Herisson Torres e Raimundo Nunes, dos cursos de Engenharia de Minas e de Agronomia, respectivamente, que fizeram relatos sobre a importância da Ufopa. Também houve a palestra “10 anos de Ufopa e sua importância na região amazônica”, proferida pelo professor Valber Barroso.

Pela da tarde, foram realizados o show de talentos e a gincana acadêmica. Os alunos Dufraem Ferreira e Thalia Santos, ambos da turma de Agronomia 2017.2, ficaram em 1º lugar no show de talentos, cantando a música “Dois corações”, da banda Melim. Em segundo lugar ficou a aluna Mayume Silva, de Engenharia de Minas, que cantou a música “Oceano”, de Ana Nóbrega.

O resultado da gincana deu empate entre duas equipes: equipe vermelha e equipe amarela. A equipe azul ficou no terceiro lugar. Para finalizar, houve aula de dança tribal com alunos e servidores do campus, além do corte do bolo.

I Ciclo de Palestras de Agronomia

Ainda no quadro das celebrações dos 10 anos de fundação da Ufopa, o curso de Agronomia do Campus Juruti, em parceria com a Embrapa/PA, realizou o I Ciclo de Palestras de Agronomia, que reuniu cerca de 90 pessoas no auditório do CRAS, dentre elas alunos, servidores e a comunidade externa ligada à produção agrícola. O evento ocorreu no dia 5 de novembro pela manhã e tarde.

De manhã ocorreram duas palestras ministradas pelo engenheiro agrônomo Fábio Gurgel, da Embrapa: “Ações do programa de melhoramento genético do maracujazeiro da Embrapa no estado do Pará” e “Redes de experimentos do programa de melhoramento genético de citros da Embrapa na região amazônica”. À tarde ocorreu reunião com os docentes do curso e uma roda de conversa com os alunos das três turmas de Agronomia.

Segundo a coordenadora do curso de Agronomia, Dayse Vieira, esta foi a primeira atividade técnica do curso, que visa, além de estabelecer parcerias, possibilitar a interação entre a Ufopa e a sociedade, e com isso ajudar a fortalecer a agricultura familiar no município.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/dd513cd53360e902a0738e8c89d692c2.jpg
Parte do público presente às palestras.

Comunicação/Ufopa, com informações do Campus Juruti

6/11/2019, editado em 7/11/2019

Convidados na hora dos parabéns no Campus Juruti. Foto: Acervo do Campus.