Ultima atualização em 27 de Setembro de 2023 às 14:50

Ufopa abre concurso público para docentes efetivos

São ofertadas 17 vagas, sendo uma exclusiva a candidatos indígenas, com remuneração de R$ 7.312,77 a R$ 10.481,64.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou hoje, 27 de setembro de 2023, o edital nº 09/2023, referente ao concurso público para professores de magistério superior do quadro efetivo da instituição. São ofertadas 16 vagas para candidatos com titulação de mestrado ou doutorado, distribuídas em 16 áreas de conhecimento, com lotação nos campi da Ufopa em Santarém, Juruti, Monte Alegre e Oriximiná. Também lançou o edital nº 10/2023, destinado exclusivamente a candidatos indígenas e que visa ao preenchimento de uma vaga para o cargo de professor do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), responsável pela Formação Básica Indígena e pela oferta de cursos de graduação interculturais.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas no período de 29 de setembro a 29 de outubro de 2023 pela página www.ufopa.edu.br/concursos. O candidato deve primeiro cadastrar-se no sistema, depois inscrever-se na vaga pretendida e efetuar o pagamento da inscrição, exclusivamente pelo Banco do Brasil, até o dia 30 de outubro de 2023.

Os valores da taxa de inscrição são de R$ 130,00 (professor assistente) e de R$ 150,00 (professor adjunto). Pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser realizados de 29 de setembro a 8 de outubro de 2023.

Seleção – A seleção será dividida em quatro fases: 1) prova escrita; 2) prova didática; 3) prova de memorial e projeto de atuação profissional; e 4) julgamento de títulos. As provas serão realizadas nos campi de Santarém, Juruti, Monte Alegre e Oriximiná no período de 4 a 12 de dezembro de 2023.

A avaliação biopsicossocial para candidatos PcD e a heteroidentificação dos autodeclarados negros ocorrerá somente na cidade de Santarém.

É de responsabilidade do candidato acompanhar as publicações na página do concurso.

Cargo – O cargo é de dedicação exclusiva, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, para execução de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.

A remuneração-base é de R$ 4.875,18, acrescida da retribuição por titulação. Para o cargo de professor assistente, com titulação de mestrado, o valor totaliza R$ 7.312,77. Já o professor adjunto, com título de doutorado, receberá a remuneração inicial de R$ 10.481,64.

Outros auxílios podem ser acrescentados à remuneração, como o auxílio alimentação, no valor de R$ 658,00.

Confira os editais:

Acesse aqui a página de Concursos da Ufopa.

27/09/2023