Ultima atualização em 2 de Outubro de 2023 às 15:55

Ufopa abre inscrições para o VII Colóquio de Geografia do Oeste do Pará

Com o tema “Amazônia e o cenário político brasileiro: natureza, sociedade e educação”, evento será realizado de 18 a 20 de outubro de 2023 no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, Campus Santarém.

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) e o curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizam no período de 18 a 20 de outubro de 2023, em Santarém (PA), o VII Colóquio de Geografia do Oeste do Pará, que debaterá o tema “Amazônia e o cenário político brasileiro: natureza, sociedade e educação”. Gratuito e presencial, o evento ocorrerá no Auditório Maestro Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, bairro Caranazal.

O evento é destinado a professores do ensino superior e da educação básica, alunos da graduação e da pós-graduação e demais interessados pela temática. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas através de formulário na página https://forms.gle/sWKV2RX5vYtRKpbKA. Serão emitidos certificados de 20 horas somente para os inscritos que assinarem as listas de frequência.

A programação será composta por conferência de abertura, mesas de debate nas áreas da Geografia Humana, Geografia Física e Geografia do Ensino, além de espaços de diálogos e práticas com a apresentação de trabalhos acadêmicos. Serão debatidos estudos sobre a dinâmica social e sua relação com a natureza, que agregam novos conhecimentos sobre o espaço e se projetam no cenário global, regional e local. Esses estudos também reverberam na educação, conduzindo categorias e conceitos geográficos na formação de estudantes de graduação e profissionais da educação básica.

Os trabalhos a serem apresentados deverão ser inscritos somente na modalidade de resumo simples e serão discutidos na forma de Grupo de Trabalho (GT). A submissão de resumos deverá ocorrer até 15 de outubro pelo mesmo formulário de inscrição e haverá certificado aos apresentadores com carga horária de 12 horas, totalizando 32 horas. Os trabalhos deverão contemplar pesquisas e estudos referentes aos seguintes temas:

• Questão Agrária, Agricultura e Território

• Ensino-Aprendizagem de Geografia

• Formação de Professores de Geografia

• Trabalho e Cidade

• Interação Sociedade, Natureza e Ambiente

• O Urbano, o Ambiental e o Cultural na Produção do Espaço, Paisagens, Territórios e lugares

Após a realização do evento, os autores dos resumos que apresentarem seus respectivos trabalhos nos GTs, serão convocados a encaminhar o artigo completo para a submissão em periódicos do evento.

Mais informações no site do evento: https://coloquiogeoufopa.wixsite.com/coloquio

Serviço: VII Colóquio de Geografia do Oeste do Pará

• Tema: “Amazônia e o Cenário Político Brasileiro: Natureza, Sociedade e Educação"

• Data: 18 a 20 de outubro de 2023