Ultima atualização em 6 de Julho de 2023 às 15:27

Ufopa abre seleção para turma de 2024 do Mestrado Acadêmico em Letras

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou nesta quinta-feira, 6 de julho de 2023, o edital nº 03/2023 com as normas do processo seletivo para preenchimento de 17 vagas da turma de 2024 do Mestrado Acadêmico em Letras. Gratuita, a inscrição deve ser feita exclusivamente on-line AQUI, no período de 10 de julho a 23 de agosto.

O PPGL tem como área de concentração “Estudos de línguas e literaturas na Amazônia”, organizada em duas linhas de pesquisa: 1. Línguas, culturas e identidades na Amazônia; e 2. Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia. O processo seletivo é composto de quatro fases: prova de conteúdo; análise do projeto de pesquisa; análise do currículo Lattes; e entrevista.

Podem se inscrever no processo seletivo portadores de diplomas de cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura), devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Letras ou em áreas afins, como Pedagogia, História, Comunicação Social, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia e Direito; portadores de diplomas de cursos correspondentes fornecidos por instituições estrangeiras e devidamente convalidados no Brasil; e estudantes no último semestre de graduação em Letras ou em áreas afins.

No ato de inscrição, o candidato deverá inserir em local indicado na página de inscrição os seguintes documentos em formato PDF:

• Cópia frente e verso do diploma; ou declaração de conclusão de curso; ou declaração do coordenador do curso em que está matriculado informando que é aluno concluinte;

• Currículo Lattes, com comprovação correspondente numerada com indicação do item do currículo a que se refere, apresentada em documento único;

• Projeto de pesquisa;

• Declaração de opção por política afirmativa, apenas para optantes pelas cotas para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Confira AQUI o edital PPGL nº 03/2023.

Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato com a comissão do processo seletivo pelo e-mail mestradoemletras.ufopa@gmail.com, informando no assunto da mensagem “Dúvida Edital 03/2023”.

Informações detalhadas sobre o PPGL e o Mestrado em Letras, incluindo corpo docente, disciplinas e seus conteúdos, formas de avaliação e regimento, estão disponíveis na página do PPGL: posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgl.

06/07/2023