Ultima atualização em 26 de Março de 2024 às 17:14

Ufopa adere à rede do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Vinculado ao ICTA, o mestrado ProfÁgua proporcionará formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos.

No Dia Mundial da Água, 22 de março de 2024, foi anunciado o resultado da chamada de propostas de adesão ao Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), que é ofertado em rede nacional sob a coordenação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é uma das nove instituições de ensino superior aprovadas para integrar a rede.

Cada instituição associada ao ProfÁgua será responsável pela matrícula e toda a gestão acadêmica dos alunos aprovados por meio de Processo Seletivo Nacional, convocados por meio de edital de matrícula, bem como pelo controle acadêmico e titulação dos alunos selecionados para suas respectivas unidades.

“Com a adesão da Ufopa ao ProfÁgua, buscamos ampliar a formação continuada dos profissionais que atuam nas áreas de gestão e regulação de recursos hídricos no país, em especial na região amazônica”, afirma a reitora Aldenize Ruela Xavier. Para a reitora, a adesão da Ufopa ao Profágua justifica-se pela localização estratégica da universidade e por seu projeto pedagógico inovador, estruturado em institutos temáticos, como o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), ao qual o mestrado estará vinculado.

“O ICTA, com o auxílio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), elaborou a proposta que foi submetida. E no Dia Mundial da Água foi divulgado o resultado final com a aprovação da Ufopa para integrar a rede ProfÁgua, que é um dos mestrados previstos no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2031”, comemora.

O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos é um curso stricto sensu, gratuito, com conceito 4 na Capes, que proporciona ampla formação aos profissionais, aliando teoria e prática de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada desses recursos, tais como qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas e de regulação.

Com 24 meses de duração, o curso é realizado em formato presencial, com utilização de tecnologias de educação a distância (EaD). O intuito é qualificar os alunos para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil. Nesse sentido, as dissertações do mestrado sempre têm um caráter de conhecimento aplicado, o que efetivamente contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos no país.

Áreas de Concentração

• Instrumentos da Política de Recursos Hídricos

• Regulação e Governança de Recursos Hídricos

Linhas de Pesquisa

• Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos

• Metodologias para Implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos

• Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

• Segurança Hídrica e Usos Múltiplos da Água

Mais informações na página https://www.feis.unesp.br/#!/profagua.

26/03/2024

Notícia relacionada: