Ultima atualização em 22 de Setembro de 2023 às 17:38

Ufopa amplia internacionalização para consolidar cursos ofertados pela Universidade

Nesta etapa do programa, 11 professores da Ufopa irão receber bolsas para realizarem missão internacional

Como parte das ações estratégicas de ampliação e consolidação das relações acadêmicas nacionais e internacionais, que estão entre os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, a Ufopa, por meio da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) e do Programa de Internacionalização (Print), contemplou 11 professores vinculados a programas de pós-graduação com bolsas para realizarem atividades acadêmicas em missão internacional de estabelecimento ou consolidação de parcerias internacionais, no âmbito do Programa Iniciativa Docente à Internacionalização (IDI).

Esta é uma das ações de incentivo às parcerias internacionais acadêmicas dos docentes da Ufopa e visa a qualificar os programas de pós-graduação nas avaliações da Capes.

De acordo com a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, “para que nossos cursos de mestrado possam ser habilitados a ofertar doutorado é importante atingirem conceito 4 na avaliação realizada a cada quatro anos pela Capes. Dentre os indicadores importantes, considerados nessa avaliação, está o impacto internacional dos programas, que se constrói com cooperações internacionais”.

Considerando isso, a Ufopa lançou o seu Programa de Internacionalização (Print), ação institucional organizada em três etapas, sendo a primeira chamada a formalização de novos acordos de cooperação técnica com instituições estrangeiras.

Etapa 2 – A segunda etapa consistiu na chamada do programa IDI com a indicação dos docentes vinculados aos programas de pós-graduação das unidades acadêmicas. Os programas de pós-graduação que indicaram seus representantes foram: PPGSND, PPGBIO, PPGSAQ, PPGL, PPGRNA, PROFNIT, PPGCSA e PPGBEES.

As previsões de missão internacional aos docentes indicados devem ocorrer a partir do mês de setembro. Com as missões, a Ufopa dobra o número de acordos de cooperação técnica com instituições estrangeiras, que atualmente soma 10 acordos.

Etapa 3 – A terceira etapa do programa será a chamada de mobilidade acadêmica internacional (PMAI) para discentes da instituição e será lançada nos próximos meses. Poderão se inscrever discentes vinculados aos cursos de graduação e de pós-graduação que desenvolverão planos de trabalho no exterior.

Investimento – A Ufopa fará um investimento de 600 mil reais nas três etapas com foco na melhoria da qualidade acadêmica, pois o indicador de internacionalização é considerado estratégico para ampliar os conceitos dos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação.

O resultado com a lista dos indicados está na página da ARNI.

Gestores do Programa Iniciativa Docente à Internacionalização e alguns dos professores indicados a realizar missão no exterior.

Foto: Lenne Santos
21/09/2023