Ultima atualização em 21 de Março de 2024 às 14:51

Ufopa amplia possibilidades de internacionalização em Cuba

Universidade firmou quatro acordos durante congresso que debateu educação superior.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) esteve representada no 14º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2024 que ocorreu em Havana, Cuba, no período de 5 a 9 de fevereiro. Presente no evento, a diretora de Ensino e procuradora Educacional Institucional da Ufopa, Jessica de Oliveira Lopes, embarcou na missão internacional como integrante da comitiva da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na ocasião foi reforçado o intercâmbio em prol da colaboração entre universidades cubanas e diversas instituições de ensino superior. Foram revisados aspectos importantes para o fortalecimento da cooperação internacional entre as instituições e identificados os principais elementos para desenvolver intercâmbio acadêmico e científico, fortalecendo a produção de conhecimento entre Brasil e Caribe.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/292c893c9faf4729952134b94c0a02ca.jpg
Público do 14º Congresso Internacional de Educação Superior - Universidade 2024, em Cuba.

Acordos – Durante o congresso em Cuba, a Ufopa firmou quatro acordos de cooperação com universidades cubanas: Universidade de Ciências Médicas de Havana, Universidade de Ciego de Ávila Máximo Gómez Baez, Universidade Central Marta Abreu de Las Villas e Universidade Pedagógica Enrique José Varona.

O objetivo é aproximar a produção de conhecimento entre a Amazônia e o Caribe, além de estabelecer uma cooperação ampla entre as universidades, através de intercâmbios educacionais, administrativos e acadêmicos, para realização da pesquisa, ensino e extensão, projetos de pesquisa, seminários, conferências, cursos de diferentes níveis e espécies para o corpo docente e discente. O intercâmbio mútuo de informações decorrentes de resultados de pesquisa, material acadêmico e publicações, entre outras ações, também faz parte do acordo.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/17360736c633af1a3de2efa630c322bb.jpg
Assinatura do acordo entre Ufopa e a Universidade de Ciego de Ávila Máximo Gómez Baez.

No dia 5 de fevereiro, reitores e reitoras brasileiros foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas. Na ocasião, os representantes dialogaram sobre investigações desenvolvidas no Brasil e em Cuba acerca das possibilidades de estreitar laços com o país. Neste mesmo dia, o grupo foi recebido pelo presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, acompanhado pelo ministro de Educação Superior, Walter Baluja García, o qual foi responsável por proferir a conferência de abertura oficial do congresso, com o tema “A contribuição do ensino superior para o desenvolvimento socioeconômico das nações: a experiência cubana”.

No dia 7, reitoras e reitores brasileiros participaram de reunião com a reitora da Universidade de Havana. Na ocasião, foi enfatizado que o governo de Cuba tem o foco no desenvolvimento e na formação de talento humano, e a reitora destacou que mais de 60% da força laboral e dos cargos diretivos são formados por mulheres na Universidade de Havana.

A programação contou com alguns eventos, como o X Workshop Internacional e o fórum “Prospetiva da Unesco para a educação superior do futuro – Visão desde o contexto latino-americano e caribenho”, em que os representantes de vários países da América Latina, Caribe e África expuseram o desenvolvimento da educação superior em seus países.

O simpósio “A educação superior e os desafios para o futuro: Internacionalização, transformação digital, financiamento e perspectiva informacional” destacou a importância dos acordos de cooperação e intercâmbios para o desenvolvimento de uma unidade internacional de amizade e parceria entre as instituições de educação superior.

Na oportunidade, a diretora de Ensino e procuradora Educacional Institucional da Ufopa, Jessica de Oliveira Lopes, destacou que “temas como acessibilidade, inclusão, diversidade, interculturalidade, multidisciplinaridade e outros estão no foco das discussões atuais das universidades internacionais, e a Ufopa no desenvolvimento de sua política universitária vem acompanhando também essas discussões”.

Reunião em Brasília

Outro evento em que a Ufopa também foi representada por Jéssica de Oliveira Lopes foi a 4ª Reunião Preparatória da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5), ocorrida de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF).

A conferência é um fórum que reúne líderes de diversas instâncias relacionadas à educação superior para promover a colaboração e o diálogo entre instituições que atuam na área educacional. O objetivo é fortalecer a qualidade e acessibilidade da educação na região.

O encontro foi organizado pelo Instituto Internacional de Educação Superior da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na América Latina e no Caribe (IESALC-UNESCO), juntamente com o Ministério da Educação Superior de Cuba e o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).

A internacionalização e a inovação foram fortemente destacadas na reunião preparatória da CRES+5, em que teve destaque a necessidade de ampliar a mobilidade estudantil e diversificar o perfil dos estudantes atendidos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/f52d35efc19b0dfec30cfa0199e355ca.jpg
Missão Cuba Andifes Reitores (as).

Comunicação/Ufopa, com informações da Diretoria de Ensino da Ufopa
20/03/2024