Ultima atualização em 27 de Agosto de 2019 às 15:06

Ufopa apresenta projeto de inovação tecnológica ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia

O Comitê Gestor de Programas Institucionais da Universidade Federal do Oeste do Pará apresentou um projeto de inovação tecnológica ao titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) do Pará, professor Carlos Maneschy. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, professor Domingos Diniz, apresentou o projeto Pesquisa e inovação para o desenvolvimento humano da egião Oeste do Pará: o açaí como um potencializador de cadeias produtivas do Baixo Amazonas como realização da Rede Integrada de Desenvolvimento – RIDH e do Programa Pará Oeste Sustentável, organizados pela Ufopa com a participação de outras instituições.

O projeto envolve as Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará que ficam na região Oeste, além de instituições públicas e setor produtivo. A proposta apresenta quatro dimensões: formação em ciência e tecnologia; produtividade e desenvolvimento humano; valoração nutracêutica do açaí (potencial medicinal); além da criação de uma rede analítica que promova a criação de rede de dados e certificações. A iniciativa visa promover a iniciação científica desde os primeiros anos do ensino médio até o incentivo aos projetos de pós-graduação stricto sensu, levando a ações que gerem emprego e renda.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/b527ed0954a157999010690565198549.jpg
Reunião de apresentação do projeto na sala do Consun.

O reitor da Ufopa, professor Hugo Alex Diniz, ressaltou a importância do projeto no processo de consolidação da Universidade na região, principalmente neste momento em que se celebram os primeiros 10 anos de implantação. Falou do esforço conjunto a partir do Comitê Gestor de Programas Institucionais (CGPrits), que envolve as pró-reitorias, além de diretores e coordenadores de outros setores da Ufopa.

O secretário da Sectet, Carlos Maneschy, que também é o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), destacou a importância da parceria entre a Universidade e o governo do estado para se pensar o desenvolvimento da região. “Todo esse processo de formação, desde o ensino médio ao ensino acadêmico, formação de pesquisa e conhecimento novo, impacta diretamente em geração de trabalho, geração de renda e constituição de novas empresas”, disse o secretário, afirmando o apoio governamental ao projeto. “Quero parabenizar a Ufopa por esse envolvimento. Há um esforço em trabalhar a concepção de um projeto de maneira integrada, envolvendo vários níveis administrativos, funcionais e acadêmicos da instituição”, acrescentou.

A reunião de apresentação do projeto ocorreu na manhã da segunda-feira, 26, na sala de reuniões do Conselho Superior (Consun), no bloco modular Tapajós.

27/8/2019

Carlos Maneschy, Hugo Alex Diniz e Domingos Diniz.