Ultima atualização em 12 de Junho de 2020 às 13:07

Ufopa assina acordo de cooperação técnica para diagnóstico da bacia do Tapajós

Parceria foi firmada entre Ufopa e TNC. As ações serão feitas ao longo de 15 meses em 10 comunidades entre Santarém e Itaituba.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) assinou no dia 29 de maio de 2020 um acordo de cooperação técnica (ACT) com a instituição The Nature Conservancy (TNC). A TNC é uma organização internacional, sem fins lucrativos, líder na área de conservação da biodiversidade e do meio ambiente. Através desse ACT será realizado um diagnóstico ambiental da bacia do médio e baixo rio Tapajós. A equipe realizará as suas atividades durante um período de 15 meses, em 10 comunidades localizadas entre Itaituba e Santarém, no Oeste do Pará.

O projeto conta com a participação de oito pesquisadores da Ufopa e vai investigar vários fatores que influenciam o dia a dia das comunidades, como: avaliar os níveis de mercúrio (Hg) em peixes e membros da comunidade; fazer o levantamento das populações de quelônios no rio Tapajós; caracterizar a pesca e implementar o monitoramento participativo dos pescadores e pescadoras ribeirinhos, formas de uso e de interação entre as comunidades e o ambiente pesqueiro; caracterização da assembleia de peixes quanto à composição, riqueza, diversidade e abundância de larvas de peixes de interesse econômico; analisar os padrões de variação na distribuição temporal e sazonal de ictioplâncton; descrever as florações de cianobactérias; e avaliar a produção, manejo e escoamento agrícola, e como a produção complementa a alimentação das famílias de pescadores.

De acordo com a coordenadora do projeto na Ufopa, Profa. Dra. Iracenir dos Santos, “a parceria com a TNC foi construída ao longo de 2019 junto com a estruturação do projeto durante workshop e reuniões de alinhamento. O projeto é mais uma oportunidade que une diferentes setores para aproximar a universidade das comunidades ribeirinhas, que são os principais beneficiados, pois além de trabalhar temas extremamente importantes, irá formar pessoas no Oeste do Pará. A parceria é formada por diversos atores e essa integração representa avanços nas nossas relações, e a universidade como precursora do conhecimento é responsável também pela promoção do desenvolvimento da região”.

A pesquisadora destaca que “o acesso a recursos para realizar pesquisas está mais difícil; esta parceria com a TNC é uma grande conquista, e esperamos colher excelentes frutos, e que seja um projeto dentre muitos outros que desenvolveremos juntos”.

Reunião Virtual – Ocorrida no último dia 4 de junho e coordenada por Karin Oliveira (TNC), a chamada virtual reuniu cerca de 20 pesquisadores e técnicos, da Ufopa e da TNC, para celebrar a cooperação técnica firmada entre as duas instituições. Participaram da reunião virtual o reitor da Ufopa, Prof. Hugo Alex Diniz; a diretora-presidente da Fundação de Integração Amazônia (FIAM/Ufopa), Profa. Fabrizzia Sayuri Otani; a Profa. Iracenir Andrade dos Santos, responsável pelo projeto na Ufopa; e o diretor executivo da TNC, Ian Thompsom, entre outros envolvidos no projeto TNC/Ufopa.

O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, classificou a parceria como “fundamental” para a região e ressaltou “a magnitude e a relevância” do projeto, que, somadas à “seriedade” e à “competência” dos pesquisadores da Ufopa e da equipe técnica da TNC, “traduz a missão da Universidade”, o que “a nossa região precisa: sinergia, conexão e envolvimento dos diversos entes da sociedade, das instituições de pesquisa”. Agradeceu o apoio de todos: “Fico muito feliz e quero aqui expressar os meus agradecimentos aos nossos pesquisadores, que são incansáveis, pois fazer pesquisa na Amazônia, fazer pesquisa no Brasil é um ato de coragem, um ato de resistência. Na Amazônia, mais ainda, pois não temos fomento, e os poucos canais que tínhamos estão bloqueados no momento. Por isso, ressalto a importância da TNC, a importância deste fomento. Não se faz ciência sem recursos. Só competência não faz pesquisa”.

O diretor executivo da TNC, Ian Thompson, que foi durante 25 anos pesquisador da Embrapa em Belém, disse que ficou muito surpreso com o que chamou de “competência instalada na Ufopa”. Ele destacou ainda a importância da parceria com a universidade “na busca da missão da TNC, que é a conservação da natureza e a importância que isso tem em todas as nossas vidas, e o desafio da Amazônia de conciliar o desenvolvimento com a própria conservação do patrimônio natural tão rico que há na região”.

Ele afirmou ainda que a TNC trabalha em parcerias: “O nosso trabalho é baseado em ciência, e essa parceria valorizando as comunidades para a conservação é muito importante”. E acrescentou: “Estou bastante otimista que este projeto vai poder dar um salto de qualidade no apoio e na interação com essas comunidades”. Salientou também a possibilidade de “contribuir com a formação de novos profissionais” por meio do projeto.

Albanira Coelho e Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

10/6/2020