Ultima atualização em 3 de Junho de 2019 às 17:49

Ufopa atinge cinco mil graduados: diploma foi entregue em formatura do Ibef

A Ufopa outorgou grau a sessenta alunos do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) em solenidade realizada no auditório da unidade Tapajós, em Santarém, na tarde desta quarta-feira, 29 de maio de 2019. O destaque da cerimônia foi a entrega do diploma de graduação número 5.000 da Universidade. A jovem Maiele Vieira de Sousa, de 26 anos, concluiu o curso de Engenharia Florestal e recebeu o diploma das mãos do reitor da Ufopa, Prof. Dr. Hugo Alex Diniz.

“Cursar Engenharia Florestal me abriu muitas oportunidades. Fui bolsista de extensão por dois anos, tive contato com o meio rural, com agricultores. Quando só ficamos na sala de aula, ficamos muito restritos, no conforto do nosso mundo. Quando a gente passa um dia na Flona com um comunitário ou numa casa familiar rural, a gente vê que a simplicidade é o que faz o ser humano. São experiências que me fizeram sentir mais humana”, ressaltou Maiele.

Natural de Santarém, a agora engenheira pensa em estudar para concursos públicos na sua área e talvez atuar como profissional na região. “Estou bem feliz, mas um pouco apreensiva quanto ao futuro. Gostaria de ficar aqui, porque é um diferencial ser uma engenharia florestal na Amazônia, de uma universidade nova, mas já bastante conhecida e difundida, com campi em outras cidades da região. Mesmo com todas as dificuldades que tivemos no curso, tenho muito orgulho de ser da Ufopa”, enfatizou.

Para o reitor da Ufopa, a entrega do diploma que representa cinco mil graduados “é um privilégio. Mostra que estamos atendendo nossa vocação primeira, que é contribuir para a formação de pessoas, e estamos fazendo isso não só em quantidade, mas em qualidade também, já que nossa região tem uma grande demanda”, destacou professor Hugo Diniz.

Além do curso de Engenharia Florestal, a cerimônia de quarta-feira também contou com graduandos de Zootecnia, Agronomia, Biotecnologia e do bacharelado interdisciplinar em Ciências Agrárias.

Na sexta-feira, 31 de maio, foi a vez da cerimônia de outorga de grau de 35 alunos do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), das turmas de Direito, Ciências Econômicas, Antropologia, Arqueologia, e Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. Na ocasião, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santarém, Ubirajara Bentes, entregou o Diploma do Mérito Advocatício destinado ao curso de Direito da Ufopa. Ubirajara Bentes destacou a "excelência do curso de Direito, a excelência do ensino jurídico que vocês professam na Amazônia". A honraria foi recebida pela coordenadora do curso de Direito da Ufopa, professora Ana Maria Sarmento. Essa é a maior outorga destinada pela OAB e faz parte das atividades que marcam os 40 anos da entidade no Brasil. A homenagem é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo curso de Direito à sociedade santarena, pelo ensino e formação jurídica de qualidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/2964474daf0754ab0caec20bb215452e.jpg
Reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, com presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes, e professora Ana Maria Sarmento no momento da homenagem ao curso de Direito, realizada durante solenidade de outorga de grau do ICS. Foto: Paula Nogueira, Cerimonial/Ufopa.

Outorgas em junho - A Ufopa tem ainda outras formaturas agendadas para o início de junho. No dia 6, será a outorga de grau de 33 graduandos do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), dos cursos de Ciência da Computação, Ciências Atmosféricas, Engenharia Física, Geologia, Sistemas de Informação e do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. No dia 7, serão 42 concluintes do Instituto de Ciências da Educação (Iced) a receberem a outorga de grau. São turmas dos cursos de Informática Educacional, Letras, Geografia, História, Pedagogia, e Biologia e Química.

Confira as datas das próximas formaturas:

• Instituto de Ciências da Sociedade (ICS): 31/5/2019;
  • Instituto de Engenharia e Geociências (IEG): 6/6/2019;