Ultima atualização em 27 de Fevereiro de 2024 às 13:49

Ufopa celebra Dia do Artesão

Atividades comemorativas ocorrerão dia 1º de março na Unidade Tapajós.

Para celebrar o Dia do Artesão, comemorado anualmente em 19 de março, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) da Ufopa e o curso de bacharelado em Antropologia (Instituto de Ciências da Sociedade – ICS) promoverão no dia 1º de março de 2024 uma programação com o tema "Artesanato, Patrimônio Cultural e Propriedade Intelectual".

As atividades se iniciarão às 9h, com encerramento às 18h, no auditório da Unidade Tapajós/Campus Santarém da Ufopa. Na ocasião haverá mesas-redondas, palestras, oficinas e uma feira de artesanato com cerca de 15 expositores para mostrar as variadas tradições artesanais que a região de Santarém abriga em seu território.

A iniciativa visa à valorização, por parte da universidade, das tradições artesanais de Santarém, além de difundir conhecimento sobre elas e celebrar os 10 anos da primeira marca coletiva do estado do Pará, a Aíra, da Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan), cujo ofício também é registrado como patrimônio cultural do Brasil.

O acesso ao evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá certificado de participação a ser conferido ao solicitante por meio de formulário próprio a ser preenchido no próprio evento.

Programação:

• 9h: Mesa de abertura

• 9h15: Diálogo sobre patrimônio cultural e propriedade intelectual no artesanato de cuias de Santarém: Bruno Mileo (ICS/Ufopa) e Luciana Carvalho (ICS/Ufopa)

• 10h30: Oficinas de artesanato/grafismo em cuias, trançado, grafismo, biojoias, cerâmica

• 14h: Mesa-redonda “Artesanato e mercados”

• Participantes: Bruno Mileo (ICS/Ufopa), Neida Pereira (administradora, AARTA) e Zilda Gama (ICS/Ufopa)

• Mediadora: Barbara Tapajós (PPGSND/Ufopa)

• 16h: Mesa-redonda “Artesanato e patrimônio cultural”

• Participantes: Lélia Almeida Maduro (fundadora da Asarisan), Zenilda Bentes (socióloga, coordenadora do Conselho Kumaruara), Elves de Sousa Costa, artesão ceramista (Mestre na Arte do Saber Popular/ IAP), Osmar Vieira (juiz e coordenador da Festa do Sairé) e Maria Eulália (jornalista, rainha do Sairé do Boto Cor de Rosa e membro da coordenação do Sairé)

• Mediador: Mourrambert Flexa (antropólogo)

Mais informações: Profa. Luciana Carvalho, sacaca.ics@ufopa.edu.br, (93) 98807-1860.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/ce78bf15f289699507fdf126846beb39.jpg

Comunicação/Ufopa, com informações do ICS