Ultima atualização em 4 de Dezembro de 2023 às 15:24

Ufopa comemora Dia Nacional da Acessibilidade na terça-feira, 5 de dezembro

Evento tem como tema “Inclusão e acessibilidade: ter acesso não é incluir”.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará na terça-feira, 5 de dezembro de 2023, na Unidade Tapajós, Campus Santarém, evento alusivo ao Dia Nacional da Acessibilidade. Com o tema “Inclusão e acessibilidade: ter acesso não é incluir”, a ação tem por objetivo debater e sensibilizar a comunidade acadêmica a respeito da inclusão e acessibilidade e como aplicar esses direitos na prática, já que ambos se complementam e precisam ser usados como ferramentas para que as pessoas com deficiência sejam incluídas no ambiente acadêmico.

Aberto ao público, o evento começa às 8 horas, na sala 447, miniauditório do Bloco Modular Tapajós 2, com acolhimento, mesa de abertura, apresentação cultural e palestra sobre o tema “Inclusão e acessibilidade: ter acesso não é incluir”, a ser proferida pelo professor doutor Hector Renan da Silveira Calixto, que é professor de Libras do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos (GPEEPI), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Após coffe break, servidores e alunos com deficiência compartilham relatos de experiências de inclusão dentro da Universidade.

O evento continua a tarde, das 14 às 18 horas, nas salas 101 e 102 do Núcleo de Salas de Aulas (NSA), com roda de conversa sobre o grupo de trabalho de inclusão das pessoas com altas habilidades e superdotação, com a professora doutora Nelcilene da Silva Palhano Cavalcante, da Ufopa, que desenvolve estudos envolvendo sustentabilidade e educação inclusiva com ênfase em altas habilidades ou superdotação.

No mesmo evento será lançada a revista científica Saber Incluir, com temática principal voltada para três áreas: Educação Especial; Educação Bilíngue para Surdos; e Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Confira a programação aqui.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas, Coordenação de Inclusão e Diversidade e Núcleo de Acessibilidade da Ufopa.

Serviço: Dia Nacional da Acessibilidade

• Tema: “Inclusão e acessibilidade: ter acesso não é incluir”

• Data: 5 de dezembro de 2023 (terça-feira)

• Horário: 8 às 12 horas; 14 às 18 horas