Ultima atualização em 21 de Fevereiro de 2024 às 17:58

Ufopa dá posse a 15 novos docentes aprovados em concurso público

Professores atuarão nos campi de Santarém, Alenquer, Juruti e Oriximiná.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou no dia 20 de fevereiro de 2024, em Santarém (PA), cerimônia de posse de 15 novos docentes, aprovados em concurso público para o cargo de professor efetivo do magistério superior. Presidida pela reitora Aldenize Ruela Xavier, a solenidade ocorreu na sala de reunião do Conselho Universitário (Consun) com a presença dos diretores dos institutos acadêmicos, pró-reitores e convidados.

Os professores empossados atuarão nos campi de Santarém, Alenquer, Juruti e Oriximiná e, antes de iniciar suas atividades acadêmicas, participarão do Curso de Formação Inicial no Serviço Público, ofertado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), no período de 21 a 23 de fevereiro. “Temos vários cursos, nos nossos campi principalmente, que ainda não estão com o quadro de professores consolidado, desde sua criação. Por isso, receber esses 15 professores é um avanço na consolidação dos nossos cursos atuais, tanto na sede, mas, principalmente, para os nossos cursos ofertados fora de sede”, comemora a reitora Aldenize Xavier.

Professores empossados durante a solenidade. Foto: Vanessa Escher.

“Estou muito feliz de fazer parte da Ufopa, porque essa universidade faz parte da minha história, ajudou a moldar meu caráter”, afirma o professor Felipe de Lima Bandeira, que passa a integrar a equipe docente do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). “Participei do movimento estudantil, também já fui professor substituto no Campus Alenquer, e agora estou retornando como professor efetivo. Além de ser uma conquista profissional, também é um sonho, porque a carreira docente é algo que eu sempre persegui e é onde eu me sinto efetivamente realizado”.

Quem também está feliz por retornar à Ufopa é a professora Talita Fernanda Augusto Ribas, que assume a disciplina de Genética e Biologia Molecular no Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). “Estou muito feliz porque estudei aqui, fiz graduação no tempo em que era UFPA. É muito gratificante voltar à Universidade onde me formei. Também fiz pós-doc na Ufopa, na época da pandemia da Covid, pesquisando essa doença”.

Um dos destaques da solenidade foi a posse do primeiro professor indígena a assumir vaga exclusiva para esse perfil, feito inédito na história da educação brasileira. Ex-servidor da Ufopa, Maike Joel Vieira da Silva integra agora o quadro docente do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), trabalhando na disciplina de “Direitos Humanos e Direitos Indígenas” e na Formação Básica Indígena. “A universidade inova porque não é para a entrada do indígena enquanto vítima do processo, mas do indígena enquanto protagonista. Santarém é uma cidade indígena, cercada de territórios quilombolas, e a Universidade cumpre o papel de resgatar direitos, dignidade e ancestralidade. A minha expectativa é que a gente avance na pesquisa e na territorialização da universidade nos territórios indígenas”, afirma.

Confira a relação de professores empossados com seus respectivos locais de lotação:

Campi fora da sede

Professores lotados nos campi fora de sede: Wallace Júnio Reis (Juruti); Déborah Praciano de Castro e
Marialina Corrêa Sobrinho (Oriximiná); e Adarlino Vasconcelos da Silva Júnior (Alenquer).

Campus Alenquer
Adarlindo Vasconcelos da Silva Júnior
Área/Subárea: Administração

Campus Juruti
Wallace Júnio Reis
Área/Subárea: Química/Bioquímica

Campus Oriximiná
Deborah Praciano de Castro
Área/Subárea: Biodiversidade/Zoologia Aplicada

Marialina Corrêa Sobrinho
Área/Subárea: Ciências da Computação/Sistemas de Informação

Campus Santarém

Diretores do Ibef, Iced, ICTA e IEG também participaram da cerimônia de posse.

Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef)
Diego Rafael Gonzaga
Área/Subárea: Sistemática Vegetal

Talita Fernanda Augusto Ribas
Área/Subárea: Genética e Biologia Molecular

Antônio Henrique Cordeiro Ramalho
Área/Subárea: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Gessiane Pereira da Silva
Área/Subárea: Morfofisiologia e Sanidade Animal

Antônia Kilma de Melo Lima
Área/Subárea: Agronomia

Instituto de Ciências da Educação (Iced)
Aline Matos de Souza
Área/Subárea: Botânica

José Arnaldo Santana Costa
Área/Subárea: Química/Química Inorgânica

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA)
Felipe de Lima Bandeira
Área/Subárea: Gestão Ambiental

Antônio Jorge Silva Araújo Júnior
Área/Subárea: Coleta, Tratamento e Projetos de Sistemas de Águas Residuárias

Instituto de Engenharia e Geociências (IEG)
Luciano Ribeiro da Silva
Área/Subárea: Petrologia e Geologia Regional

Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII)
Maike Joel Vieira da Silva
Área/Subárea: Direitos Especiais/Direitos Humanos e Direitos Indígenas

Comunicação/UfopaTexto: Maria Lúcia Morais
Fotos: Vanessa Escher
21/02/2024

Maike Joel Vieira da Silva é o primeiro professor indígena a assumir cargo exclusivo para esse perfil. Foto: Vanessa Escher.

Professores atuarão nos campi de Santarém, Alenquer, Juruti e Oriximiná.