Ultima atualização em 5 de Novembro de 2021 às 15:13

Ufopa promove discussões e conhecimentos sobre educação especial

Dois projetos de extensão estão sendo desenvolvidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com o objetivo de proporcionar à comunidade em geral o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a compreensão dos aspectos da surdocegueira e fomentar as discussões e o conhecimento sobre os temas da educação especial.

Os projetos “Libras: ferramenta de inclusão social para surdos” e “Ciclo de Palestras: relatos de experiências de profissionais da educação especial" são coordenados pelo servidor Jonathan Rafael Cardoso Guimarães, tradutor e intérprete de Libras do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa. Ambos são desenvolvidos de forma remota.

No âmbito do primeiro projeto, serão ofertados dois módulos do "Curso de Libras" (básico e intermediário) e o curso "Compreendendo a surdocegueira", cada um com carga horária de 60 horas de aula.

O primeiro curso ofertado será o módulo básico de Libras, que ocorrerá no período de 8 de novembro a 4 de dezembro de 2021. As inscrições devem ser feitas até domingo, 7 de novembro, pelo Sigaa/Ufopa. As aulas serão às terças, das 14h às 18h, via plataforma Google Meet. As datas dos próximos módulos (intermediário e avançado) e do curso sobre a surdocegueira serão divulgadas em outro momento.

O ciclo de palestra será transmitido pelo canal do Projeto Forpees no YouTube. A primeira live ocorrerá dia 18 de novembro, às 19h, com o tema “A atuação dos tradutores e intérpretes de Libras na Ufopa”. Inscrição também pelo Sigaa/Ufopa.

Mais informações pelo telefone (93) 99165-5435.

05/11/2021