Ultima atualização em 5 de Outubro de 2022 às 15:59

Ufopa e Defesa Civil Municipal publicam cartilha sobre riscos ambientais

Com foco na educação ambiental para prevenção de desastres naturais, alunos e professores do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, juntamente com a Coordenação Municipal de Defesa Civil (COOMDEC) de Santarém, publicaram a cartilha "A importância da defesa civil nas ações de prevenção a riscos e desastres".

Disponível nas versões impressa e on-line, o material didático traz conceitos ambientais como: monitoramento e alerta; mapeamento de áreas de risco; prevenção e assistência de socorro, para a gestão de riscos e desastres naturais. Também aborda o papel da Defesa Civil, com atividades para serem trabalhadas junto às turmas do ensino básico.

Aprender para prevenir!

Desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Espaço Transversais: Perspectivas em Meio Ambiente”, a cartilha também propõe atividades como jogos e dinâmicas para sala de aula, que foram aplicadas na Escola Municipal Ubaldo Correa, no final do mês de agosto. Na ocasião, as equipes dos projetos “Avaliação de Riscos e Educação Ambiental aplicada à recuperação ambiental na microbacia do Igarapé do Juá” e “Medidas Estruturais e Não Estruturais para Recuperação Ambiental da Microbacia do Juá para Fins Recreativos e Turísticos”, ambos financiados pelo edital da Procce no âmbito do Programa de Extensão nas Comunidades, aplicaram as atividades para as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

“A cartilha é fruto do meu plano de trabalho como bolsista Pibex/PEC. Como já havia trabalhado como bolsista com a temática voltada para riscos a desastres, entramos em contato com a Coordenadoria Municipal de Santarém (COMDEC) e desenvolvemos uma parceria para a produção do material”, disse Janaina dos Santos Mendes, bolsista, uma das autoras da publicação.

A aluna da Ufopa ainda explica que o material atua como uma ferramenta de prevenção quanto a eventos adversos, como alagamentos, enxurradas, inundações, deslizamentos, entre outros. “Pelo fato desses e outros eventos serem bastante comuns em Santarém, produzimos esse material como uma forma de alertar a população através de orientações em como proceder acerca de ocorrências desses eventos, principalmente eventos hidrológicos”, conta Janaina. “Também aplicamos duas atividades no dia da ação: uma que denominamos de 'geotecnologias para o ensino', atividade prática através de ferramenta de geoprocessamento, e um jogo da memória”, relata.

Distribuição da cartilha

Além das atividades de extensão universitária, exemplares das cartilhas foram entregues para a biblioteca da escola e para a Defesa Civil Municipal, de modo que possam ser utilizadas por estas instituições em outras ações de educação sobre riscos. Também foram distribuídos pôsteres de divulgação do material para outras escolas do município, permitindo que a cartilha seja acessada e baixada gratuitamente por professores e alunos para ampliar as possibilidades de aplicação das atividades lúdicas.

A cartilha está disponível para ser baixada AQUI.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

05/10/2022

As atividades da cartilha foram aplicadas na Escola Municipal Ubaldo Correa em agosto.